Gestão é a solução
Não basta ter um bom produto, é preciso investir em profissionais qualificados
Octavio Rene Lebarbenchon Neto
Administrador formado pela Udesc/Esag
Mestre em administração pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Madri – Espanha)
Nestes quase 30 anos de profissão, tive grandes experiências, desde o início como estagiário, passando por diferentes cargos de gestão até chegar ao cargo mais alto de uma organização, como presidente (CEO). Também tive - e tenho - a grande oportunidade de ter meu próprio negócio. E continuo com uma das minhas paixões, dar aula. Após passar e estar vivendo todos esses diferentes momentos no mundo dos negócios, afirmo com propriedade que o que fez, está e estará fazendo a diferença é a capacidade que as organizações têm de entender e praticar bem a gestão.
Existem muitas técnicas e ferramentas importantíssimas para que possamos tocar e acelerar nossos negócios, mas aqueles que souberem aplicá-las com as habilidades e a maestria da gestão, certamente alcançarão muitos resultados com mais sustentabilidade. Não importa o setor que você atue. Área da saúde, prestação de serviços, seguros, indústria, varejo, comércio ou agroindústria, a diferença está como você coloca em pratica as técnicas de gestão.
Como eu disse anteriormente, ter as ferramentas e não saber usá-las, ou usá-las de maneira inadequada, pode levar toda a estratégia da empresa por água abaixo. Entender e praticar as técnicas financeiras, contábeis, jurídicas, comerciais, humanas e mercadológicas é efetivamente o que tem feito a grande diferença.
Admito que existe uma certa complexidade em tudo isso, mas percebo que muitas vezes o que mais tem afetado os negócios é a falta de capacidade do líder de entender que a gestão profissional e qualificada é muito necessária.
Percebo às vezes, por experiência, um pouco de arrogância no comando. Certo dia encontrei um empresário que disse achar muito caro ter um profissional super qualificado e que preferiria fazer o "basicão". Coincidência ou não, dias depois estava todo enrolado sem saber qual caminho seguir.
É sinal de inteligência fazer a melhor e a mais profissional gestão. Não podemos abandonar o que vem dando certo há anos por simples capricho ou medo. Acompanho de perto muitos amigos que hoje estão à frente de grandes empresas na área de tecnologia. Aqueles que se juntaram com pessoas muito boas em gestão estão avançando rapidamente. Não basta ter um bom produto, precisamos de estratégias consistentes e gente capacitada para implementar as técnicas necessárias.
Outro dia, em uma das empresas que dou mentoria, uma startup, fiquei mais de uma hora conversando com os seus donos. Nossa conversa estava baseada em fatos concretos e um deles perguntou: “como faço para lhe pagar?”. Então, eu disse: neste caso como ambos estamos aprendendo, não precisa pagar nada. Disse isso, pois conheço diversos empreendedores que estão fazendo o mesmo, compartilhando seus conhecimentos pelo simples fato de poderem contribuir para a evolução das empresas, dos negócios e da sociedade.
Por isso, fique atento: antes de perguntar quanto custa profissionalizar a gestão, tome a decisão de fazê-la. Certamente, após esta decisão, muitas portas serão abertas. Fique ligado e aproveite a oportunidade. Não esqueça: gestão é a solução.