00:00
21° | Nublado

Eles não temem o frio

Rodrigo Baltazar (à direita) é o treinador do grupo, que tem um Tri-Campeão Brasileiro de Triatlo, o jovem Igor Berto Limeira, de 14 anos (Foto: HBN/imagem da Ilha) **Clique para ampliar

Publicado em 02/08/2021

Todas as quartas-feiras, ao meio-dia, um grupo de amigos se encontra na praia de Cacupé para nadar. E não tem tempo ruim para eles. Muito pelo contrário: eles mantêm o bom-humor, a disciplina e o foco mesmo nos dias frios de inverno. Aí, agradecem a presença do sol, pois sem ele seria quase impossível encarar a entrada e a saída da água. Mas eles gostam de desafios. “Depois que entramos na água, ela até fica quentinha”, brinca o educador físico Rodrigo Baltazar, treinador do grupo. Uma prova dessa resistência é que todos são praticantes de triatlo, modalidade esportiva que exige bastante fôlego, pois é composta por natação, corrida e ciclismo.

Eles nadam cerca de 1,5 km mar adentro. O ponto de encontro era, convencionalmente em Jurerê, mas, por conta da época de pesca da tainha, a prática da natação e do surfe ficam proibidos, pois podem assustar os cardumes. Por isso, eles encontraram em Cacupé o local ideal para manter as práticas fora da piscina. A dupla formada inicialmente, agora agrega mais três participantes e o treinador. “Um motiva o outro. Vale muito a pena quebrar a rotina da semana e realizar um treino assim”, destaca Baltazar.

O advogado Henrique Monteiro conta que começou a praticar exercícios para emagrecer e foi mais longe. “Comecei a correr, andar de bike e agora estou nadando. Esporte é vida! Contribui para meu equilíbrio emocional e combate o estresse”, destaca.  Ele lembra ainda sobre a importância de acompanhamento profissional durante as práticas. ”É sempre importante ter uma assessoria e estar com outras pessoas, especialmente no mar, por questões de saúde e também de segurança”, adverte.

Quem também começou no esporte para perder alguns quilinhos e ganhou muito mais foi Guilherme Lendecker, que é desenvolvedor de software. “Fui gostando das práticas, criando uma rotina e virou um vício”, conta.

O Tri-Campeão Brasileiro de Triatlo, Igor Berto Limeira, de apenas 14 anos, também faz parte do grupo e auxilia os colegas na prática da modalidade. Já Daniel é estagiário de educação física em uma academia. Ele foi além da musculação e quis se aventurar em esportes diferentes. “Quis explorar ainda mais minha área de trabalho praticando outras modalidades”, conta.

Assista ao vídeo clicando AQUI.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp