00:00
21° | Nublado

Venda de carros 1.0 sobe com programa Carro Sustentável
Iniciativa do governo e montadoras reduziu preços e aumentou a procura pelos modelos de entrada

Venda de carros 1.0 sobe com programa Carro Sustentável
Com desconto das montadoras e IPI zero, os modelos de entrada se destacaram nas concessionárias em todo o país. (Foto: Divulgação/MDIC/André Neiva)

Publicado em 05/08/2025

No último sábado, 2, o presidente da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Arcelio Alceu dos Santos Junior, apresentou ao vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, balanço parcial do programa Carro Sustentável.

De acordo com o executivo, as vendas dos modelos 1.0 contemplados com IPI zero tiveram alta de 13% em julho sobre junho e de 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. O ministro e Arcelio Jr. visitaram duas concessionárias de Brasília no sábado pela manhã.

“O programa (lançado há quase um mês pelo governo federal) é um sucesso”, disse Alckmin na ocasião. “O presidente Lula zerou o IPI e as montadoras também ajudaram com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população”, complementou.

A Fenabrave divulga nesta segunda-feira, 4, o balanço oficial das vendas no mês passado e no ano, mas a Bright Consulting já adiantou que foram 220.568 veículos emplacados em julho, alta de 9,3% sobre junho (201.881) e retração de 2,9% sobre idêntico mês de 2024 (227.064). Foram 23 dias úteis no mês, contra 20 em junho.

Pelo balanço preliminar divulgado pelo presidente da entidade, os modelos 1.0 contribuíram para a alta em julho, que teve maior movimento em seus últimas dias, conforme também revelado pela consultoria.

O Carro Sustentável contempla carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular. Com a medida, a redução dos preços dos chamados modelos de entrada chegou, em alguns casos, a R$ 13 mil.

Segundo comunicado do MDIC, uma concessionária da Fiat visitada por Alckmin informou que os negócios em julho praticamente dobraram em relação a junho. A venda do modelo Argo, por exemplo, saltou de 40 para 76 unidades, e a do Mobi, de 25 para 40.

Além desses dois carros da Fiat, também estão no programa o Chevrolet Onix, VW Polo e Renault Kwid. Ainda no sábado o vice-presidente visitou concessionárias da Renault e da Chevrolet.

 

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI