Toyota ameaça reinado de dez anos da Toro
Após uma década de domínio da Fiat Toro, a Toyota Hilux encurta a distância e ameaça o topo das vendas
Caso considerada a classificação da Fenabrave, que estranhamente ainda aglutina modelos monobloco médios e aqueles montados sobre chassi e capacidade de carga muito superior, o segmento de “picapes grandes” promete briga ranhida pela liderança até o último dia do ano.
No período acumulado de janeiro a setembro de 2025, a diferença entre a líder Toyota Hilux e a segunda colocada Fiat Toro, curiosamente representantes cada qual de cada um dos perfis construtivos e portes, é de menos de quinhentos licenciamentos, marginal 0,2 ponto porcentual: 36.155 ante 35.672.
O modelo da Fiat, contudo, teve recuo na comparação anual, da ordem de 10%, contra estabilidade dos negócios com a Hilux.
Dos nove primeiros meses, a Toro ficou à frente em cinco e picape Toyota nos quatro restantes.A representante da Fiat desempatou a disputa mensal em setembro, quando somou 5,2 mil unidades e retomou o primeiro lugar perdido em junho em julho. Também ficou atrás da Hilux em agosto, mês em que a linha 2026, com mudanças importantes, começou a ser vendida.
Pelo resultado de setembro, porém, as novidades, especialmente no desenho da carroceria, podem representar fôlego comercial extra no último trimesttre. Suficiente inclusive para sustentar a hegemonia de uma década à frente do segmento, iniciada já em 2016, ano de seu lançamento.
Mesmo com diversas atualizações e lançamentos em 2025, as vendas de picapes grandes encolheram quase 3%, frente crescimento de 4% de todos os comerciais leves, o que inclui modelos compactos e furgões.
No perde-e-ganha entre os produtos mais vendidos, destaque para o acentuado encolhimento de 41% dos licenciamentos da Nissan Frontier, modelo que deixará de ser fabricado na Argentina e que passa a ser importado do México a partir do ano que vem.
Contra 8 mil unidades negociadas de janeiro a setembro de 2024, a Frontier teve somente 4,8 mil emplacadas em 2025. O tombo permitiu que a novata Titano a ultrapassasse. A picape Fiat já soma 5 mil licenciamentos em 2025.
Na outra ponta, a Ford Ranger se aproximou de 25 mil unidades negociadas nos primeiros nove meses, robusto avanço de 18% sobre igual período do ano passado e segue como a terceira colocada no ranking.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado