SUVs batem recorde histórico de unidades vendidas
Segmento já ultrapassou marca de 2023 e encerrará o ano com cerca de 900 mil licenciamentos, 50% a mais do que na pré-pandemia
Dos trezes segmentos de automóveis e comerciais leves com volumes mais relevantes no mercado brasileiro, as vendas de 2024 têm sido positivas para oito deles. Dos demais, somente um mostra equilíbrio e quatro registram recuo, segundo aponta a Fenabrave.
As duas maiores categorias também são as que mais têm a comemorar. Responsável por quase um de cada dois carros de passeio vendidos nos dez primeiros meses do ano, precisamente 48%, os utilitários esportivos foram os que mais cresceram.
Os cerca de 753 mil licenciamentos acumulados representam aumento de 20,5% sobre a frota negociada em igual período do ano passado. E bem mais: praticamente igualaram o número de 782,3 mil emplacamentos ao longo dos doze meses de 2023.
É certo que com os registros da primeira quinzena de novembro, portanto, os SUVs já estabeleceram novo recorde histórico de unidades vendidas e, se apenas mantiver no último bimestre a média mensal de 75 mil licenciamentos estabelecida de janeiro a outubro, caminham para superar 900 mil unidades em 2024 — 50% a mais do que em 2019, último ano pré-pandemia.
Os hatches pequenos também aumentaram suas vendas na ordem de 20%, contra 14,9% da média do mercado de automóveis e comerciais leves. Estão consolidados como a segunda maior categoria, com 28,8% dos licenciamentos, 450,3 mil unidades.
A vantagem é brutal sobre os sedãs compactos, que tiveram 117,3 mil unidades emplacadas até outubro, rigorosamente o mesmo resultado de igual período de 2023 e que equivalem a 7,5% do mercado.
As vendas de picapes, incluindo pequenas, médias e grandes, avançaram 18%. Com 385 mil unidades, o segmento já é o terceiro maior em volume, portanto.
Está à frente dos chamados carros de entrada — outrora o grande filão de vendas no Brasil. Eles acumularam 99,5 mil unidades emplacadas nos dez primeiros meses do ano, queda sensível de 13,5%.
Foi o maior recuo entre as categorias de maior relevância no que se refere a números de vendas — hatches médios caíram 28%, mas de meros 1,1 mil para 812 veículos em dez meses. Os sedãs grandes, outro segmento limitado em volume, encolheu só 2%, para 6,2 mil unidades, somente 0,4% dos automóveis de passeio vendidos.
Já os negócios com sedãs médios cresceram abaixo da média de mercado, 5%, e encostaram em 47 mil unidades. O resultado poderia ter sido bem melhor, não fosse o Toyota Corolla, líder do segmento com participação de 65%, ter acumulado somente 30 mil unidades entregues aos clientes finais, queda de 15% na comparação anual.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI