Renault Sandero (ou Stepway) finalmente sai de cena
Hatch deixou de ser produzido no Paraná após seis anos de declínio nas vendas
Demorou, mas a Renault oficializou o fim da produção do Stepway no Brasil. Na verdade, era segredo de polichinelo que representava, na prática, o fim do Sandero, aposentado em 2022, mas que vinha sendo mantido vivo “por aparelhos” com o nome de sua versão aventureira.
O último relatório da Fenabrave, no qual o Stepway é ainda nomeado como Sandero, explicita a agonia do modelo. Em 2024, somente 4,6 mil foram emplacados, média mensal de 383 unidades. Concorrente na mesma categoria de hatches pequenos, o líder Volkswagen Polo vendeu 11,7 mil unidades a cada mês.
Um quadro não muito diferente do que já ocorrera um ano antes, quando somente 7,9 mil Stepway chegaram às mãos dos clientes finais. Em 2022, foram 10,7 mil e em 2021, 12,4 mil. O declínio, na verdade, começou bem antes. em 2018.
Com uma curva dessas, exatamente em período de crescimento do mercado, nada mais natural do que o encerramento da produção em São José dos Pinhais, PR, poucas semanas depois da também oficialização da aposentadoria do Logan, seu irmão sedã.
Projeto original da romena Dacia, o Sandero começou a ser fabricado no Brasil no fim de 2007. Passou para a segunda geração em 2014, posteriormente por facelifts e acumulou perto de 910 mil licenciamento em dezoito anos no mercado interno.
Se desde 2018 ingressou numa descendente de vendas, teve seus grandes resultados na primeira metade da década passada. Quase 300 mil unidades, um terço de sua trajetória, foram negociadas apenas em três anos, de 2012 a 2014, com o recorde de 102,5 mil licenciamentos registrado em 2013.
Além do fim do Sandero, ou Stepway, como quer a Renault, a fábrica paranaense, agora dedicada à plataforma RGMP, colocou fim também à versão topo dotada de motor 1.3 TCe da picape Oroch.
É apenas mais um dos últimos passos do comercial leve lançado em 2015 e que será substituído pela Niagara, que começará a ser fabricada para o mercado sul-americano na Argentina em 2026.
Não por coincidência, sobre a RGMP, a mesma do SUV Kardian lançado no ano passado e, ao lado do Kwid, já o produto de grande volume da fábrica de São José dos Pinhais.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
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