Primeiro BYD 100% brasileiro entra em cena
Com investimento de R$ 5,5 bilhões, planta produz modelos elétricos e híbridos com tecnologia avançada e rastreamento inteligente

A BYD apresentou, em sua nova fábrica em Camaçari (BA), o primeiro Dolphin Mini totalmente produzido no Brasil — marco da preparação para a produção nacional de veículos elétricos. O modelo, já eleito Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards, ultrapassou 1 milhão de unidades produzidas no mundo e soma mais de 34 mil vendas no país.
A planta baiana é considerada uma das mais modernas do mundo, com tecnologia de ponta, automação inteligente, rastreamento em tempo real e robôs em tarefas como instalação de vidros e baterias. Com 156,8 mil m², a fábrica faz parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões, que deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos. Na primeira fase, a capacidade é de 150 mil veículos/ano, com expansão prevista para 300 mil.
Além do Dolphin Mini, a BYD também apresentou o Song Pro, seu primeiro super híbrido nacional, e anunciou a produção do King. A montagem inicial segue o modelo SKD (Semi Knocked-Down), com evolução para produção completa, incluindo motor híbrido flex 1.5 DM-i, desenvolvido por equipes brasileiras e chinesas, preparado para gasolina e etanol.
Mais de mil pessoas já trabalham no complexo, e outras 3 mil vagas devem ser abertas até o fim do ano, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Camaçari para incentivar contratações locais.
A Continental Pneus, também em Camaçari, foi homologada como a primeira fornecedora nacional da fábrica. Ao todo, 106 empresas brasileiras foram qualificadas para a cadeia de suprimentos.
Desde 2014 no Brasil, a BYD lidera o mercado de veículos elétricos e híbridos, sendo responsável por 90% das vendas de elétricos e um terço das de híbridos no país em maio. Com 180 concessionárias, a meta é chegar a 240 até o fim de 2025.
“Essa fábrica é uma conquista da reindustrialização e da transição energética. Estamos fazendo história na Bahia e no Brasil”, destacam os executivos da BYD e representantes do governo.
A inauguração da fábrica da BYD no Brasil é um marco não só para a montadora, líder mundial em vendas de veículos eletrificados, que instala seu primeiro complexo industrial fora da Ásia, como também para o país, que passa a contar com uma estrutura dedicada à produção de veículos elétricos.
O Grupo DVA, um dos primeiros e maiores representantes da BYD no Brasil, celebra essa conquista. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa história. Temos uma forte parceria comercial e vemos um futuro cada vez mais promissor para a BYD no Brasil e em Santa Catarina”, afirma Gustavo Raccioppi, Diretor Comercial do Grupo DVA.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
