00:00
21° | Nublado

O clássico que desafiou o tempo
Um ícone do design automotivo que marcou época

Clássico Peugeot 402 celebra 90 anos com legado de inovação e elegância. (Foto: Divulgação)

Publicado em 04/03/2025

Em uma época marcada pela uniformidade na estética dos carros, a PEUGEOT ousou dar um passo à frente com o lançamento do atraente e elegante PEUGEOT 402 em 1935. Fortemente influenciado pelo design dos grandes salões americanos da época, que pode ser visto em elementos como as linhas curvas, o perfil arredondado, o para-brisa dividido em duas partes, a carroceria grande ou a presença de seis janelas, esse modelo introduziu muitos elementos originais e foi o ponto de partida para todos os tipos de estudos e inovações.

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1935, o PEUGEOT 402 chegou ao mercado para substituir dois modelos-chave da gama: o PEUGEOT 401 e o 601. Seu design inconfundível foi obra de Henri Thomas, na época chefe do Departamento de Design de Carroceria da empresa sediada em Sochaux. Fiel à filosofia da marca, ele evitou soluções complicadas e dispendiosas e optou por formas fluidas e equilibradas que estabeleceriam as bases estéticas dos modelos da Marca do Leão até a Segunda Guerra Mundial. Nas laterais, ele eliminou os estribos comuns na década de 1930, enquanto na dianteira e na traseira, optou pela originalidade de integrar os faróis e as lanternas traseiras à carroceria pela primeira vez na história do automóvel.

O estilo do PEUGEOT 402 foi fortemente influenciado pelas principais tendências estéticas de sua época. Por um lado, o “Streamline Moderne”, também conhecido como “estilo aerodinâmico”, conferiu beleza e funcionalidade à sua silhueta, além de dar uma sensação de velocidade e dinamismo. Na década de 1930, era sinônimo de modernidade. O “Art Déco” deixou sua marca em suas linhas longas e horizontais, sua sequência de áreas curvas, suas pequenas janelas e a presença de elementos inspirados no mundo náutico.

Como era habitual naqueles anos, o PEUGEOT 402 foi comercializado em várias silhuetas e estilos de carroceria, como o Interior Drive, o Coach Cabriolet de 4 lugares, o Roadster de 2 lugares, o Commercial e o 402 L, projetado como táxi e limusine, com 3,30 metros de comprimento.

Uma menção especial deve ser feita ao PEUGEOT 402 Eclipse, equipado com uma capota rígida na cor da carroceria que se dobrava e se retraía automaticamente no porta-malas com a ajuda de um controle elétrico. Uma revolução, obra do designer Georges Paulin e do construtor de carrocerias Marcel Pourtout.

Todas as versões do PEUGEOT 402 eram equipadas com um moderno motor de quatro cilindros e 1.991 cm3 que desenvolvia 55 cv e era capaz de atingir 120 km/h. No entanto, o protótipo 402 Andreau, também conhecido como N4X, foi ainda mais longe em termos de aerodinâmica e ampliou o desempenho desse motor para 140 km/h, reduzindo o consumo de combustível em 30%.

Refletindo a elegância automotiva francesa, o PEUGEOT 402 teve uma longa carreira no cinema, e não apenas na França. Nas produções de Hollywood, ele apareceu em “Meia-noite” (1939), de Mitchell Leisen, estrelado por Claudette Colbert e Don Ameche, e em “Os homens preferem as loiras” (1953), estrelado por Marilyn Monroe.

No lado esportivo, o PEUGEOT 402 Darl'Mat, que teve desempenhos excepcionais nas 24 Horas de Le Mans, incluindo uma vitória na categoria de 2 litros com a equipe De Cortanze-Cortet, abrindo caminho para outras vitórias da PEUGEOT até os dias atuais.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI