Novos pontos de recarga para elétricos
Rede de eletropostos chega ao mercado trazendo 16 novos pontos de recarga para carros elétricos em Florianópolis
Os proprietários de carros híbridos e elétricos passaram a ter novos pontos de recarga para abastecer seus veículos em Florianópolis. São 16 eletropostos recém instalados na Capital: 2 no Hotel Majestic (no Centro), 2 no Pátio Milano (no Centro), 2 na Concessionária da Dimas Volvo (no estreito), 2 no estacionamento que atende Milk e P12 (em Jurerê) e 8 no Primavera Garden (na SC-401).
Os eletropostos são espaços de recarga para veículos elétricos - tal qual um posto de gasolina que oferece o combustível necessário para a circulação de carros a combustão. Os eletropostos fazem a mesma coisa, mas, no lugar da gasolina, fornecem energia.
O lançamento dos espaços ocorreu nos dias de Carnaval e marcou a inauguração da rede de eletropostos WeCharge em Santa Catarina. Criada em agosto de 2021, a empresa é o novo braço de negócios do Grupo Dimas que se propõe a melhorar e aumentar a infraestrutura de recarga de carros elétricos no Estado.
“A pessoa vai ao shopping, ao cinema, a um clube ou a um restaurante, por exemplo, e deixa o carro carregando enquanto faz suas atividades. Ela não muda nada na sua rotina, pois o conceito do carro elétrico é diferente, você não precisa ir até um posto para abastecer. Enquanto seu carro estiver parado, ele deve estar carregando, seja onde for. De fato, isso é uma quebra de paradigma, o abastecimento vai até você e isso está se tornando uma realidade”, explica o coordenador da WeCharge, Matheus Dressler Maia, que atua no mercado de mobilidade elétrica há mais de 3 anos.
A ideia da WeCharge é formar uma rede de eletropostos por todo o Estado e assumir a manutenção dos equipamentos, de forma a mantê-los sempre acessíveis e em funcionamento - diferente do que acontece hoje. Até então, o estado tinha algumas unidades instaladas pelas próprias montadoras, mas com restrição de funcionamento e pendência de manutenção.
Os eletropostos da WeCharge são para veículos elétricos de todas as marcas e montadoras. A rede ainda conta com aplicativo para melhorar a experiência dos motoristas na hora de recarregar seu veículo. Junto com o App, a rede está estreando a recarga paga em alguns carregadores, inicialmente a cobrança será padronizada com base no tempo de recarga e será equivalente ao custo de uma recarga residencial. Assim, os locais de energia são reembolsados pela energia consumida pelos carregadores e os clientes recebem um serviço de qualidade.
A expectativa da WeCharge é fechar 2022 com 200 carregadores no Estado espalhados por diferentes municípios e rodovias. A longo prazo, no entanto, a meta é ainda mais ousada: a empresa quer se consolidar como a maior e a melhor rede de eletropostos do Sul do Brasil.
A rede WeCharge
A WeCharge foi criada para atender uma demanda que está em crescimento em todo o país: a aposta em veículos híbridos e elétricos. Em 2021, as vendas deste modelo dispararam no Brasil e o número de emplacamentos subiu 257% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O movimento se confirmou também nos carros híbridos (com aumento de 69% em relação a 2020) e nos caminhões (que subiram 1.174%).
Esses números apontam o que as montadoras já sabem: os veículos elétricos vieram para ficar. E, com eles, cresce também a estrutura necessária para atender às peculiaridades dessa frota, como pontos de carregamento.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha,clique AQUI