Na 1ª quinzena, 115,8 mil emplacamentos de veículos leves
Recuo de 2,3% reflete menos vendas no atacado; Fiat Fastback assume liderança entre os híbridos leves
As vendas de veículos leves na primeira quinzena de dezembro indicam leve recuo de 2,3% em relação ao mesmo período de novembro, com 115.878 e 118.614 emplacamentos, respectivamente, conforme dados divulgados pela Bright Consulting.
Também a média de licenciamentos por dia útil caiu no mesmo índice, baixando de 11.860 para 11.588. A queda de demanda no atacado justifica o pequeno recuo, visto que a participação das vendas diretas na quinzena foi de 46,2%, abaixo dos 54,1% registrados em novembro e inferior aos 49,4% do mesmo período em 2023.
Segundo a consultoria, as locadoras anteciparam compras durante o mês de novembro para garantir frota adequada para anteder o movimento crescente de locação no final do ano.
No que diz respeito ao mercado de eletrificados, o balanço da Bright Consulting mostra que a Fiat assumiu a liderança no segmento de MHEV (mild hybrids ou híbridos leves), com o modelo Fastback emplacando 854 unidades.
O mercado de veículos eletrificados somou 9.783 unidades na quinzena, marcando um crescimento significativo de 43,5% em relação ao mesmo período de novembro (6.816 unidades) e de 36,9% em comparação aos primeiros 15 dias de dezembro de 2023 (7.147 unidades).
OS BEV (100% elétrico) responderam por 36,8% desse mercado, retomando a liderança entre os eletrificados, enquanto os PHEV (híbrido plug-in) tiveram participação de 35% e os MHEV/HEV de 28,2%.
Por marcas, as líderes entre os BEV foram BYD (63,3%), Volvo (12,8%) e GWM (9,2%), entre os PHEV, a BYD (73%), GWM (15,6%) e Volvo (4,6%), e na categoria MHEV/HEV, a Fiat deteve 71% de participação, seguida da Mercedes-Bens com 11% e Chery com 5,7%.
Os modelos eletrificados mais vendidos por categoria foram:
BEV: Dolphin Mini (849 unidades)
PHEV: Song Pro (1.806 unidades)
MHEV: Fastback (854 unidades)
HEV: Corolla Cross (549 unidades)
A participação de marcas chinesas no mercado total de foi de 7,2%, uma leve queda em relação aos 7,9% da quinzena anterior. No entanto, as marcas chinesas representaram 61% de todas as vendas de eletrificados, consolidando sua liderança nesse segmento.
“No recorte regional, São Paulo liderou com 24,9% de participação, seguido por Minas Gerais (23,9%), Paraná (6,4%) e Rio Grande do Sul (5,7%). Minas Gerais perdeu participação em relação a novembro (28,1%), enquanto São Paulo também apresentou retração frente ao mês anterior (26,5%)”, informa a Bright Consulting.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI