00:00
21° | Nublado

Licenciamentos de SUV’s crescem o triplo da média
Segmento respondeu por 56% das vendas de automóveis de passeio no primeiro bimestre

SUVs dominam o mercado brasileiro com alta de 27% nas vendas. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/03/2025

O Brasil consumiu 8,1% mais automóveis de passeio no primeiro bimestre. Porém, os utilitários esportivos, segmento responsável por praticamente metade dos licenciamentos de 2024, seguem em ritmo muito mas acentuado e representaram quase 56% do total negociado no período.

Se nos dois primeiros meses do ano passado foram vendidos 113,3 mil SUVs no mercado interno, em 2025 já são 144,1 mil, crescimento de 27,3%, três vezes mais do que a média dos automóveis de passeio, segundo a Fenabrave.

Dos dez utilitários esportivos mais vendidos, oito registraram crescimento na comparação anual. As exceções foram o Nissan Kicks e o Volkswagen Nivus.

O compacto da Nissan acumulou 7.675 emplacamentos, 4% menos, enquanto o representante da Volkswagen teve desempenho ainda pior: das 6.788 unidades negociadas em 2024, chegou a apenas 5.873 na soma dos dois últimos meses, queda de 14%.

Com esse resultado, foi o único a sair do ranking dos dez SUVs mais negociados. Sétimo colocado há um ano, caiu para a 11ª posição, atrás do Fiat Pulse (6.902) e, por bem pouco — somente seis unidades — não foi ultrapassado também pelo BYD Song, que acumulou 5.867 emplacamentos.

O importado híbrido chinês, aliás, é um dos utilitários esportivos que mais crescem em vendas em 2025.  Na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, somou 71% a mais.

Entre os modelos mais negociados, poucos tiveram índices de crescimento acima da média do segmento e, portanto, ganharam penetração. É o caso do líder T-Cross, com 11.867 licenciamentos, 60% a mais do que há um ano, quando aparecia somente na 5ª posição.

Outro é o Honda HR-V, agora o 4º colocado entre as mais de cinco centenas de SUVs  nacionais e importados oferecidos. As 9.065 unidades negociadas em janeiro e fevereiro, representam avanço de 50% na mesma comparação.

O desempenho comercial do Honda chama atenção, já que a atual carroceria foi apresentada em 2022 e passará por alterações estéticas de meio de geração ainda no primeiro semestre de 2025. No ano passado, o HR-V teve 50,4 mil licenciamentos, foi 7º colocado do segmento.

Hyundai Creta, com 9%, Chevrolet Tracker, 19%, e Corolla Cross, 20%, compõem a lista de quem cresceu menos do que a média.

Ex-líderes do segmento, os Jeep Compass e Renegade, com avanços de somente de 14% e 12%, respectivamente, mostram também que terão que remar muito para retomar participações similares de até três ou quatro anos atrás.

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI