00:00
21° | Nublado

Híbridos e elétricos já dominam mais de 60% das vendas
Agosto teve segundo mês consecutivo de crescimento nas vendas de automóveis na Europa

Híbridos e elétricos já dominam mais de 60% das vendas
O mercado europeu de automóveis entregou 791 mil unidades em agosto, alta de 4,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. (Foto: Divulgação Acea)

Publicado em 30/09/2025

O mercado de automóveis na Europa registrou em agosto o segundo mês consecutivo de alta com 791.349 unidades entregues, volume 4,7% superior ao anotado no mesmo mês do ano passado, quando 755.473 modelos chegaram às ruas.

O crescimento, no entanto, ainda não mostra força para se descolar do desempenho de 2024. De janeiro a agosto, as vendas somaram 8,69 milhões de automóveis, quase um empate com os licenciamentos de um ano atrás, de 8,66 milhões de unidades, expressando leve alta de 0,4%.

Os dados consolidados pela Acea, a associação que representa as fabricantes de veículos na Europa, dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e países do bloco da associação de comércio livre EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

Ainda que Acea considere o mercado de eletrificados em ritmo abaixo do necessário para almejada transição energética. Até agosto, modelos elétricos e híbridos contabilizaram 5,34 milhões de unidades, volume que representou 61,5% das vendas de automóveis.

Pelos dados da associação, a demanda por eletrificados se mantém em crescimento contínuo, liderada pelos híbridos leves, plenos (MHEV e HEV) e plugin. Juntos somaram 3,80 milhões de unidades negociadas até agosto, participação de 43,8% do mercado.

A fatia dos híbridos já se mostra bem maior do que a dos automóveis a gasolina e a diesel. Além das vendas em declínio contínuo, a soma de 3,11 milhões de unidades de ambos nos primeiros oito meses, representou 35,8% do mercado total.

Somente os 100% elétricos acumularam até agosto 1,53 milhão de unidades, volume 26% maior relação ao de um ano atrás (1,21 milhão). Com isso, o segmento encerrou o período com 17,7% de participação.

 

 

 

 

Da redação

Fonte: Auto Indústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI