00:00
21° | Nublado

As picapes mais vendidas no semestre
Crescimento de 3,5% nas vendas reforça competitividade e movimenta ranking com modelos renovados e novas promessas

As picapes mais vendidas no semestre
Entre as médias e grandes, disputa fica mais acirrada entre Toro e Hilux. Montana perde mercado e Ranger e Rampage ganham. (Foto: Divulgação)

Publicado em 19/07/2025

Enquanto o segmento de picapes pequenas segue sem novidades, com apenas os modelos Fiat Strada e VW Saveiro produzidos e comercializados no Brasil, o de picapes médias e grandes apresenta mudanças no comparativo do ranking do primeiro semestre de 2025 com mesmo período de 2024.

A disputa entre os dois modelos mais vendidos nesse segmento acirrou-se este ano. A Fiat Toro se mantém na liderança, com 23.332 mil unidades emplacadas e participação de 18,48%, mas a vice-líder, a Toyota Hilux, licenciou volume bem próximo, com total de 23.151 unidades e fatia de 18,35%.

No primeiro semestre de 2024, as participações eram de 19% e 18,3%, respectivamente. No caso da picape da Fiat as vendas praticamente se mantiveram estáveis, com inexpressiva alta de 0,5%, e as da marca japonesa cresceram 3,8%.

No semestre, as vendas totais de picapes médias e grandes, segundo dados da Fenabrave, tiveram expansão de 3,5%, passando de 121,9 mil para 126,2 mil unidades.

Entre o terceiro e sexto lugar, houve dança total no ranking das picapes médias e grandes emplacadas localmente. A Chevrolet Montana, que era terceira colocada em 2024, caiu para a sexta posição, enquanto a Ford Ranger subiu do quarto para o terceiro lugar e a Ram Rampage do sexto para o quinto.

Não houve alteração no caso da sétima e oitava colocações, ocupadas por Renault Orock e Mitisubishi L200 nos dois anos. Já entre a nova e décima-primeira posições, mudança total. A Nissan Frontier desceu um degrau, para o décimo lugar, sendo substituída pela Fiat Titano.

O ranking da Fenabrave dos 11 modelos mais vendidos é complementado em 2025 pela Mitisubishi Triton, sendo que a VW Amarock e Ford Maverick não aparecem mais nessa lista.

A grande competitividade entre as picapes no mercado brasileiro tem levado a investimento constantes na modernizaçao dos produtos. A Fiat Titano foi renovada recentemente e a Toro ganha novo visual a ser apresentado no início de agosto.

A Renault promete uma nova picape ainda para este ano ano – provalmente chamada de Niagara – e a Vokswagen também ampliará seu portfólio no segmento.

Considerando as picapes pequenas, médias e grandes, as vendas no semestre somaram 218.026 unidades, com expansão de 7,4% sobre as 202.974 do mesmo período de 2024. O segmento das pequenas saltou de 81.073 para 91.846 unidades, com a Fiat Strada na liderança e fatia de 68%.

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI