00:00
21° | Nublado

A scooter elétrica que a Yamaha produzirá no Brasil
Modelo será fabricado em Manaus e o início de vendas está programado para fevereiro

A scooter elétrica Neo’s Connected chega para mudar o cenário do transporte urbano no Brasil. (Foto: Divulgação/Yamaha)

Publicado em 12/10/2024

A Yamaha apresenta oito novos modelos a serem vendidos no mercado brasileiro, incluindo a Neo’s Connected, uma scooter elétrica que será produzida no Polo Industrial de Manaus, PIM, projetada para deslocamentos urbanos de pequenas distâncias.

Com previsão de início de vendas para fevereiro do ano que vem, a nova Scooter, assim como os outros sete modelos, atendem todos os parâmetros de emissão de poluentes da nova fase do Promot M5, que entra em vigor em 2025.

O scooter destina-se a um segmento, o de veículos duas rodas elétricos, que ainda não decolou no País, o que pode ser explicado justamente pela falta de produtos nacionais e com preços mais acessíveis para atender o consumidor brasileiro.

Levantamento da Fenabrave mostra que as motos elétricas respondes por menos de 0,4% desse importante mercado no País.

A Neo’s Connected é alimentada por baterias de lítio e tem um motor elétrico montado no cubo da roda traseira, “que lhe confere uma aceleração forte e controlável, mas com zero emissão e uma condução silenciosa”, conforme comunicado da Yamaha divulgado na noite da quarta-feira, 9.

Seu motor elétrico é do tipo sincronizado trifásico de excitação, com potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm (potência máxima de 2,4 kW a 400 rpm). As duas baterias de lítio, com tensão de 50,4 V, têm capacidade máxima de 23,2 Ampère-hora (Ah).

Com esse conjunto elétrico, informa a fabricante, entrega um torque máximo de 135,3 N.m. Suas duas baterias são removíveis e podem ser carregadas na própria scooter ou em casa, sempre em uma tomada de dois pinos. Elas podem ser carregadas de 0 a 100% no período de nove horas. Para carregar de 20 a 80%, são necessárias cinco horas.

Dentre os seus benefícios, a empresa destaca a manutenção simplificada, com menos peças móveis, a chave de presença com Sistema Smart Key, conectividade através do Yamaha Motorcycle Connect, Y-Connect, gancho de utilidades para manter o guidão livre de objetos pendurados e espaço para capacete aberto.

 

 

Da redação

Fonte: Auto Industria

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!