A nova tecnologia da Peugeot
Sistema HYBRID enriquecerá a família, incluindo os híbridos recarregáveis, 100% elétricos e os modelos à combustão.
Este ano será verdadeiramente o "ano elétrico" da Peugeot, com novos modelos e novas tecnologias na sua gama. O novo sistema HYBRID concebido pela Stellantis, será oferecido nos Peugeot 3008 e 5008, no mercado europeu. O sistema enriquecerá a família completa, incluindo os híbridos recarregáveis, 100% elétricos e os modelos à combustão.
O sistema Peugeot HYBRID 48V é composto por um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração, associado a uma inédita caixa eletrificada de dupla embreagem de 6 velocidades que incorpora um motor elétrico. Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um aumento do binário a baixas rotações e uma redução até 15% no consumo de combustível (de 126 g de CO2/km no 3008 e de 128 gr de CO2/km em 5008). Na condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema HYBRID pode, portanto, operar mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico de emissão zero.
Operação simples e transparente
O condutor é informado do funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos Peugeot i-Cockpit®, a ativação dos vários modos é totalmente automática.
Na condução diária, os motores de combustão interna e elétricos trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante forte aceleração, o motor elétrico fornece torque adicional ao motor a gasolina em baixas rotações.
Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga e o motor elétrico transforma-se em gerador para recarregar a bateria de 48V. Na cidade em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é impulsionado apenas pelo motor elétrico, portanto, no modo de emissão zero.
Vantagens concretas
Até 15% de economia de combustível e de 126 g de CO2/km no 3008 e 128 g no 5008. Em comparação com um motor a gasolina não eletrificado com características comparáveis, o motor HYBRID permite uma economia média de combustível de 1 litro/100 km em um SUV do segmento C (ciclo misto WLTP).
Esta poupança é obtida principalmente na cidade (- 2,5 l/100 km) e na estrada (- 0,7 l/100 km), mantendo-se o consumo em auto-estrada. Esta performance traduz-se numa redução média de 20 g/km nas emissões de CO2 (de acordo com o ciclo combinado WLTP) nos modelos 3008 e 5008.
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Quando a carga da bateria o permite, o sistema HYBRID permite arrancar, manobrar (para estacionar, por exemplo) e deslocar-se a baixa velocidade em trânsito intenso em modo 100% elétrico. Na condução urbana, os PEUGEOT 3008 e 5008 HYBRID podem assim funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico zero emissões. Em velocidades mais altas (até 145 km/h), o motor de combustão interna para quando o motorista solta o pedal do acelerador em velocidade constante e durante desacelerações.
Quando o motorista é solicitado a retomar em baixas rotações, o motor elétrico fornece torque adicional com um "boost" pontual que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando algumas reduções de marcha e oferecendo mais conforto e dinamismo ao dirigir. E quando o motorista pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência adicional de 9 kW (cerca de 12 cv).
Equipamento específico
Os modelos Peugeot equipados com a nova motorização HYBRID dispõem de um visor específico. O painel de instrumentos digital exibe a condução 100% elétrica (conta-rotações em azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, seu status operacional por meio de um medidor de energia (Carga, Eco, Potência) e a porcentagem da distância percorrida no modo elétrico instantaneamente ou no final do curso.
Além disso, esses modelos serão equipados com AVAS (Approaching Vehicle Alert System), que emite um som de até 30 km/h para avisar pedestres e ciclistas da aproximação do veículo.
Este motor substitui o PureTech 130 EAT8 e em breve estará disponível em outros modelos da gama Peugeot comercializados em Europa. Ainda não há previsão de exportação dessa tecnologia para outros países.
Da redação
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