Veja como mesclar estilos de forma criativa
Um dos momentos mais gostosos na hora de decorar é a escolha de elementos como cores, revestimentos, iluminação e texturas, que determinam a personalidade da casa. Mesmo que um só estilo predomine é comum ter mais de um ajudando a definir a atmosfera de cada cômodo. Contemporâneo, industrial, rústico, praiano, neutro, minimalista, clássico... não importa a escolha, o que vale mesmo é que os moradores se sintam representados! A partir de dois projetos dos arquitetos André Viana e Emerson Basso, a Yamamura apresenta ideias para colocar em prática em casa!
Varanda clean, repleta de plantas e do aconchego da madeira, em projeto de André Viana. Já a sala de estar tem ar sofisticado e traz memórias de viagens, em projeto de Emerson Basso (Foto: Emerson Rodrigues)
Nesta sala de clima aconchegante, há um pendente Yamamura com uma luz indireta direcionada para a parede, capaz de se fundir ao vaso de planta. Já na estante que cria um anteparo na entrada, o abajur com cúpula preta de tecido reforça o clima intimista (Projeto de André Viana e foto de Emerson Rodrigues)
Identidade e personalidade únicas
Para o projeto de um apartamento, o arquiteto André Viana buscou inspirações nos estilos despretensiosos das casas de praia. Com o intuito de contrastar o rústico e o moderno, a iluminação tinha que considerar a ausência de forros nos ambientes, por isso optou por luminárias versáteis, com acendimentos variados. Em cada espaço, há peças decorativas que valorizam os acabamentos, a marcenaria, o paisagismo e todo o mobiliário. Embora o projeto seja predominantemente contemporâneo, ao mesmo tempo, ele acolhe outros tipos de propostas, como as inserções pontuais do estilo industrial, que está em alta.
Sobre a mesa de jantar, que foi parar na varanda para aproveitar o skyline, um pendente moderno faz um contraponto ao mobiliário clássico. Na outra imagem, o estilo industrial está representado pelas prateleiras e a arandela metálica preta, na varanda gourmet (Projeto de André Viana e foto de Emerson Rodrigues)
Áreas integradas e setorizadas na medida
Sala de estar, jantar, cozinha, hall de entrada. Tudo fica junto no apartamento, projetado pelo arquiteto Emerson Basso, embora não tenha recorrido às paredes, conseguiu usar os móveis e até mesmo a iluminação para demarcar as áreas.
Nessas situações, as luminárias de piso, com forma e desenho escultural, valem muito a pena e acabam se destacando na composição do layout. Além disso, ajudam a trazer o desejado estilo plural.
Luminárias de piso em madeira, da Yamamura, em diferentes pontos deste amplo living (Projeto de Emerson Basso e foto de Emerson Rodrigues)
Moderno ou Contemporâneo: qual seu estilo de quarto?
Pendente de um lado da cama, arandela do outro, acabamento cromado em contraste com preto. Descombinar, ou melhor, ousar virou uma aposta frequente nos quartos atuais. Para a iluminação geral, a dica da Yamamura é pela luz indireta, obtida com plafons ou fitas de led em sancas de gesso. Entre as sugestões de peças de apoio, independentemente do estilo, há abajures, arandelas, luminárias de piso, pendentes, além de fitas de led.
A parede em concreto aparente e as luminárias em metal compõem um quarto de estilo industrial (Projeto de Emerson Basso e fotos de Emerson Rodrigues)
Raio X dos Estilos
Estilos Moderno e Contemporâneo: É para quem gosta de estar por dentro das últimas tendências. No moderno existe uma preferência por linhas mais retilíneas e simples. Já no contemporâneo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas. Em ambas as estéticas há uma forte ligação com a tecnologia e inovação.
Estilo minimalista: Trata-se de uma versão mais simplista do estilo moderno, onde “Menos é Mais”. Em busca de visual clean, com poucos detalhes, a iluminação aposta no uso racional dos pontos de luz de forma eficiente.
Estilo Industrial: Grande aposta para quem privilegia um visual mais despojado, que não se preocupa com os acabamentos perfeitos. Cabem nessa estética, as luminárias com fios e lâmpadas aparentes, o uso do preto e do cobre, além de trilhos com spots, arandelas articuláveis ou peças em concreto.
Estilo Rústico: Ideal para quem deseja trazer a atmosfera de natureza para dentro de casa. Para a iluminação, convém eleger luminárias com acabamentos de madeira ou fibras naturais, pois além de charmosas, levam aconchego.
Estilo Praiano: Assim como o estilo rústico, no praiano às referências à natureza também são bem-vindas, principalmente com elementos que lembrem o mar. Uma paleta de cores clara, com tons de azul e verde também se encaixa.
Estilo Clássico: Para quem adora formas mais rebuscadas, o estilo clássico é perfeito! Na iluminação, os grandes lustres de cristal, repletos de sofisticação com o brilho das pedras, costumam ser o centro das atenções.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp