00:00
21° | Nublado

Terracota na arquitetura: tradição e inovação
Com participação de Francisco Lorca, da De Favero, material milenar conta a história das construções humanas ao longo do tempo

Material milenar ganha espaço em projetos modernos e sustentáveis. (Foto: Solver Digital)

Publicado em 04/12/2024

Dos emblemáticos monumentos que contam a história da humanidade em diversos pontos do globo, a projetos mais recentes de restauro arquitetônicos, moradas e negócios contemporâneos. Desde que o mundo é mundo, a terracota é matéria-prima utilizada na construção de casas, prédios, museus, também utensílios e objetos pelas mãos dos seres humanos.

O contexto foi levantado por Francisco Lorca, há 20 anos na direção da De Favero Pisos Rústicos que logo completa oito décadas no mercado brasileiro. Com passagem por Florianópolis, a convite da Morada Eco que representa o portfólio da marca na região, “Terracota na Arquitetura” abrangeu o uso do material em projetos arquitetônicos significativos. 

Francisco Lorca destaca a versatilidade da terracota na arquitetura.

 

Passando pelo modo de fabricação, o qual Francisco define como semi artesanal, as peças que revestem pisos, paredes e superfícies diversas oferecem durabilidade, podendo chegar a até 50 anos. Outra característica é a versatilidade no uso, com exceção de áreas submersas, os produtos à base de terracota podem cobrir áreas molhadas, bancadas de cozinha funcional, arredores de piscinas e espaços internos, trazendo um conforto térmico e tátil para quem os usufrui. 

“Para nós da Morada Eco é importantíssimo oferecer referências em arquitetura e materiais que contam a nossa história, ao mesmo tempo que são produzidos com compromisso ambiental e baixo impacto. Falar da Terracota é contar a história da humanidade e precisamos motivar nossos profissionais para que olhem para o potencial que o material traz", comentam os diretores da Morada Eco, Tati Fingerhut e Wilker Uliana. 

Disponibilizada em sete cores, quatro texturas e 18 tamanhos componíveis, Francisco elencou recentes exemplares da arquitetura brasileira que utilizam a matéria-prima. Em São Paulo, a empresa forneceu para projetos de restauro do Mercado Municipal e Museu do Ipiranga. A nova Cidade Matarazzo e Hotel Rosewood também exibem os modelos, fabricados com baixo impacto ambiental. Inclusive o desenvolvimento de uma tipologia encomendada especialmente pelo designer Philippe Starck mostra a personalização do produto para o meio de hospedagem. Também em fase de construção, o novo restaurante em Inhotim terá paginação do piso feita em terracota.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI