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Showrooms sensoriais redefinem o mercado de luxo
A emoção virou métrica de sucesso no mercado imobiliário de alto padrão, e construtoras investem em ambientes que encantam os sentidos e elevam o valor percebido

Os plantões de vendas de imóveis de luxo deixaram de ser apenas espaços comerciais. Incorporadoras de todo o país estão transformando esses ambientes em experiências sensoriais completas, onde tecnologia, design e emoção se unem para criar conexões reais com o cliente. (Foto: WOA/Divulgação)

Publicado em 04/06/2025

Não é mais suficiente vender um imóvel de luxo. É preciso contar uma história, provocar sensações, criar um universo onde o futuro morador se sinta, desde o primeiro contato, parte do empreendimento. Com esse foco, os plantões de vendas e showrooms das principais incorporadoras do país vêm sendo projetados para oferecer uma imersão completa — que combina design, tecnologia, conforto, hospitalidade e, principalmente, o despertar da emoção.

"A métrica que mais vende imóvel se chama emoção. Porque antes de fechar um negócio, o cliente precisa abrir o coração. É ali, no instante em que ele se imagina vivendo aquele espaço, que a decisão acontece”, destaca Marcus Araújo, especialista em comportamento do consumidor e inteligência imobiliária.

E essa tendência já ganhou forma em diversas cidades do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia são alguns exemplos. Incorporadoras como a Cyrela (com seus estúdios sensoriais em São Paulo), a Even e a Patriani vêm investindo em espaços de vendas que incorporam arte, música ambiente, aromas personalizados e tecnologias imersivas, como realidade virtual. Em todos os casos, o propósito é o mesmo: vender o invisível com emoção.

E, em Santa Catarina essa é uma realidade já incorporada pelas principais construtoras com foco no mercado de alto padrão e luxo. Balneário Camboriú, Porto Belo e São José são cidades que já estão no roteiro de espaços comerciais que vão muito além de um stand de vendas. Mais do que locais de atendimento, os plantões são verdadeiros laboratórios de experiências sensoriais.

Em Balneário Camboriú, a cidade com a maior valorização imobiliária do país, a FG Empreendimentos inaugurou o Espaço Senna Tower, dedicado ao futuro residencial mais alto do mundo. Com uma maquete de 14 metros e um ambiente temático que celebra a trajetória do eterno Ayrton Senna, o espaço traduz a fusão entre arquitetura, legado e inspiração.

Ainda no litoral norte de Santa Catarina, Porto Belo se destaca pelos empreendimentos sustentáveis e experiências imersivas. Na praia de Perequê, a GT Home & ABC criou o espaço Lagom, com área de lazer aberta ao público e uma sala de realidade virtual que permite "passear" pelas futuras unidades. Já o VivaPark, primeiro bairro parque do Brasil, combina sustentabilidade, urbanismo e tecnologia. Seu showroom oferece experiências interativas com realidade aumentada, conectando o visitante ao estilo de vida proposto pelo empreendimento.

 

 

Empreendimentos de luxo reinventam a jornada do cliente com experiências sensoriais, tecnologia imersiva e storytelling.

 

 

Em São José, na Grande Florianópolis, a WOA apresentou recentemente ao mercado o plantão de vendas do WOA SKY, localizado na esquina da Presidente Kennedy com a Elizeu Di Bernardi. O espaço ocupa lojas do futuro mall que integrará o embasamento do empreendimento que segue o conceito de uso misto e foi cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência única e imersiva.

Assinado pelo escritório Sarau Arquitetura — também responsável pelas áreas comuns do WOA SKY Corporate e do WOA SKY Mall, dois dos pilares que compõem o WOA SKY São José —, o plantão funciona como uma extensão do próprio projeto. Materiais, texturas e mobiliário antecipam a atmosfera dos edifícios, criando uma conexão direta entre conceito e realidade. Logo na entrada, o pé-direito duplo e o concreto aparente estabelecem o tom de uma sofisticação contemporânea.

O visitante é conduzido por uma maquete central que articula os ambientes e organiza o fluxo da jornada: do primeiro contato com o corretor, passando pela sala imersiva com recursos audiovisuais, até o lounge e a sala de reuniões, onde estão disponíveis amostras dos acabamentos. Iluminação acolhedora, detalhes em madeira, vegetação e um elegante muxarabi iluminado ao fundo reforçam a sensação de pertencimento — um convite a imaginar a vida no WOA SKY.

“O padrão do plantão reflete diretamente o padrão esperado para o empreendimento, dando percepção de valor e intensificando o desejo de compra. O valor percebido é o que move decisões. Quando bem comunicado, ele justifica e sustenta o investimento”, destaca Luisa Schwartz, gerente de marketing da WOA.

Em Florianópolis, no Novo Estreito, a WKoerich criou um plantão de vendas para o Costa Azul Residencial que integra sustentabilidade, bem-estar e conexão com a natureza. Ao lado do Parque Costa Azul, o espaço reflete o conceito do empreendimento, com áreas verdes, coworking ao ar livre, academia e ambientes de relaxamento.

“O consumidor de alto padrão busca exclusividade e significado. A venda de imóveis de luxo deixou de ser um processo técnico para se tornar uma vivência. Cada detalhe comunica a essência do projeto. Nos novos plantões de vendas, não se vende apenas um apartamento: entrega-se um universo, um estilo de vida, uma promessa. E nesse novo cenário, as emoções ocupam lugar de destaque no fechamento de grandes negócios”, destaca Patrícia Fernandes, especialista em destino e mercado de luxo e alto padrão.

 

 

 

 

Da redação

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