00:00
21° | Nublado

Projetos da CASACOR SC exploram elementos da natureza
Inspirados na paisagem em que a mostra está inserida, profissionais levam o entorno do icônico Hotel Maria do Mar para seus ambientes

Cultura oriental aparece nos ambientes que têm conceito focado nos elementos da natureza - Metamorfose, de Meta Interiores. (Foto: Lio Simas) ***CLIQUE PARA AMPLIAR FOTO

Publicado em 30/10/2024

O local escolhido pela segunda vez para a edição da CASACOR / SC em Florianópolis, antigo Hotel Maria do Mar, tem uma das paisagens mais bonitas da Ilha, na Baía Norte. Inspirados nos elementos da natureza, presentes em abundância onde os ambientes estão inseridos, profissionais realizaram seus projetos dentro do conceito dos quatro elementos (água, fogo, terra e ar), mas exploraram o quinto elemento, o éter. Você sabe o que é o éter?

Tratar do éter como o quinto elemento da natureza é algo que vem das culturas orientais milenares, que ligam os elementos à medicina e à espiritualidade. Pode ser chamado de quintessência, ou um instrumento capaz de executar os movimentos dos corpos dos seres inanimados. Seria o elemento que unifica toda a natureza, em um conceito amplo. 

Para os antigos gregos, por exemplo, o éter era o elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra, ou algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos. O éter pode ser pensado muito além do ar, ou como uma reunião harmoniosa dos quatro elementos e é citado em culturas como a japonesa e chinesa, ligado às emoções, à saúde e a variadas percepções sensoriais. 

Veja a seguir, quatro ambientes da CASACOR / SC Floripa que tiveram seu conceito focado nos elementos da natureza:

Ikigai

Na cultura japonesa existem cinco elementos e, assim como eles, o espaço Ikigai traduz essa filosofia através de cinco ambientes distintos, onde a ancestralidade de Daniela Kumagai se une à tecnologia de Yuri Bini. No mezanino encontra-se o podcast, enquanto a garagem é dedicada à GWM DIMAS. O café, operado pela Akitutes, complementa o ambiente, e a recepção serve como o ponto de boas-vindas do evento. Cada espaço preserva o conceito do tema proposto, garantindo uma imersão completa para o usuário.

Ikigai, de Yuri Bini e Daniela Kumagai.

 

 

Oásis - Espaço Naterial

Pesquisando sobre a ancestralidade, no mundo que habitamos, nasce esse refúgio: Oásis. A essência humana em harmonia com sua espiritualidade e sua energia em uma atmosfera que convida ao relaxamento, conforto emocional e bem-estar, criando uma verdadeira conexão entre mente e natureza. Na linguagem figurada, Oásis é “um lugar agradável entre outros que não o são.” No contexto do Ser em busca do equilíbrio entre o trabalho e qualidade de vida dentre a selva de pedra que nos cerca, criamos esse espaço para a Naterial, onde os quatro elementos da natureza e os cinco sentidos possibilitam a percepção sensorial do ambiente como um todo.

Oásis - Espaço Naterial, de Jandyra Zanella e Idriane Martins.

 

 

Éter

O éter surge da interação dos quatro elementos – terra, água, fogo e ar – refletindo nossa individualidade e emoções. A terra simboliza estabilidade e materialidade; a água, fluidez e adaptação; o fogo, transformação e energia; e o ar, leveza e clareza. O éter, como o quinto elemento, conecta e harmoniza todos eles, representando a energia e o espaço que permeiam o universo, integrando o físico e o espiritual. Nossa proposta visa promover uma reconexão com o ser interior, proporcionando plenitude e equilíbrio.

Éter, de Boulevard Arquitetura.

 

 

Metamorfose

Com base nos cinco elementos do Feng Shui: fogo, terra, metal, água e madeira, o ambiente se transforma, promovendo um equilíbrio energético que evolui constantemente e proporciona uma sensação de paz e bem-estar. Assim como na metamorfose de uma borboleta, cada elemento contribui para a mudança e o crescimento, harmonizando-se com tons suaves e materiais naturais. Móveis de linhas orgânicas facilitam o fluxo de energia, convidando à introspecção e ao relaxamento, promovendo uma conexão profunda e evolutiva entre corpo e mente.

Metamorfose, de Meta Interiores.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI