Praça “O Futuro é Ancestral” exibe fontes com pintura indígena guarani-ñandeva
Os desenhos, que simbolizam um lugar iluminado e de pureza, foram feitos pela artista Nahme Amandau durante a CASACOR/SC-Florianópolis
Criado como um ponto de interseção entre a sabedoria dos povos indígenas e a cultura urbana ocidental, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan, do ANA TREVISAN - Espaços Vivos, apresenta a Praça “O Futuro é Ancestral" na CASACOR/SC-Florianópolis. Durante os mais de 40 dias de exposição, a profissional se dedicou a despertar a atenção dos visitantes, seja pelo projeto de paisagismo, ou mesmo, pelas ações de interação com o espaço.
Uma delas levou a artista Guarani-ñandeva Nahme Amandau para pintar, ao vivo, duas fontes doadas pela Vaso&Cor, que ambientam a entrada da mostra catarinense. Segundo Nahme, os indígenas aprendem desde pequenos a desenhar os símbolos e grafismos em objetos, peças de cerâmica e no próprio corpo. “Essas pinturas representam um lugar de pureza, um lugar iluminado e são muito importantes para a minha etnia e cultura", comenta a artista.
Na última semana do evento, de 19 a 24 de novembro, todas as peças da praça podem ser adquiridas por interessados. Uma das fontes assinada pela artista também estará à venda com verba destinada a projetos que beneficiem os indígenas. A outra terá como destino o Centro Cultural Veras, espaço de práticas artísticas e formação humana localizado em Florianópolis.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI