Paredes coloridas: alegria e criatividade para compor o décor
A combinação de tons permite transformar os mais diversos cômodos de um projeto
As cores são elementos poderosos na arquitetura de interiores e, com sua inserção através da pintura, elas são capazes de mudar a energia de um ambiente, conferindo luminosidade e criando camadas na decoração. Por isso, paredes coloridas possuem a capacidade de transformar e atribuir novos significados para qualquer cômodo de um imóvel, desde espaços sociais, alas íntimas da casa, como os dormitórios, e projetos corporativos e comerciais.
Esse artifício, cheio de possibilidades no décor, é muito utilizado pelas arquitetas Ana Rozenblit, responsável pelo Spaço Interior, e por Claudia Yamada e Monike Lafuente, profissionais do Studio Tan-gram, que conferem personalidade e inovação em projetos onde as cores se tornam protagonistas.
Confira a seguir, inspirações onde a pintura transformou o espaço com a maestria de um pincel numa tela:
Dando as boas-vindas com o Hall de entrada
Um dos espaços que mais aguçam a curiosidade e levantam dúvidas pode ganhar um contorno todo especial com a inserção das paredes coloridas! O hall de entrada é responsável por recepcionar os moradores e visitantes, por isso, garantir um espaço alegre e que transmita uma primeira impressão marcante é essencial – as cores ajudam nessa missão!
O laranja está associado ao bom-humor, alegria e vitalidade! Por isso, a cor não poderia ter sido melhor escolha para o hall de entrada deste apartamento. As paredes coloridas dividem espaço com um grande espelho e plantinhas verticais, deixando o ambiente ainda mais acolhedor e ideal para dar boas-vindas aos visitantes. | Projeto: Studio Tan-gram (Foto: Estúdio São Paulo)
As paredes coloridas, com o mesmo tom de azul que colore o buffet e porta de entrada, criou um verdadeiro hall de entrada neste apartamento localizado no centro de São Paulo e trouxe um design moderno e inovador ao projeto, delimitando o ambiente do restante do imóvel. | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
O poder das cores em salas e living
O tom azul claro se fez presente na sala de estar deste apartamento compacto. A parede colorida deu um toque especial ao local da TV, assim como ao rack e à prateleira superior. A coloração segue até o corredor que leva aos dormitórios e ao banheiro. | Projeto: Studio Tan-gram (Foto: Estúdio São Paulo)
Quebrando os tons neutros do living com uma pintura amarela em formato retangular, a parede desse apartamento ganhou um ar mais moderno e divertido, possuindo um projeto baseado no Feng Shui. A própria cor amarela possui propriedades estimulantes, proporcionando alegria ao ambiente de descontração e descompressão que é o living. | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
Colorindo a cozinha
A utilização de cores na cozinha está em alta, principalmente no que diz respeito a marcenaria! São armários e embutidos com os mais diversos tons, mas, sabia que é possível compreender toda a potencialidade das cores também com a coloração nas paredes? Esse recurso garante que a cozinha ganhe ainda mais personalidade e também se torne um ambiente mais aconchegante e especial. Ademais, o cômodo permite a mistura de componentes, brincando com texturas e materiais diferentes para cada um dos cantinhos.
A cor vibrante joga esteticamente com toda a projeção da cozinha, principalmente com a marcenaria, o que cria um cenário divertido e sofisticado para o cômodo, que esbanja personalidade. | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
A ludicidade em dormitórios
A potencialidade das cores pode ser ampliada em projetos de dormitórios, isso se deve ao fato de serem espaços privativos e compactos. O ideal é que as cores escolhidas para o projeto se adequem a personalidade daquele que vive ali, refletindo sua personalidade e também ficando em sintonia com a decoração escolhida para o cômodo.
Neste quarto de uma pré-adolescente, a cor rosa da parede possui sinergia com o décor escolhido para o dormitório, assim como foi uma escolha da jovem que adora a cor. No projeto, a arquiteta Ana Rozenblit incluiu um letreiro de neon, também no tom rosa, para arrematar o ambiente. | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
O tom calmo e tranquilo escolhido para pintar a parede onde o aparelho televisor foi instalado, auxilia na composição do dormitório, assim como transmite a serenidade do rosé claro. | Projeto: Studio Tan-gram (Foto: Estúdio São Paulo)
Neste quartinho de bebê, além das pinturas na parede, o rosé foi a cor escolhida para colorir as portas e a parte inferior da parede, inspirando ao aconchego e a ludicidade. | Projeto: Studio Tan-gram (Foto Estúdio São Paulo)
Um capricho especial aos banheiros
Por muito tempo o décor dos banheiros foi estritamente neutro, com bases entre o branco, o terroso e o preto, porém, essa ideia não é uma regra fixa e as cores podem – e devem – ser usadas no cômodo, principalmente para quem procura inovação na decoração!
O tom rosa claro criou um cenário leve e etéreo nesse banheiro com ares de casa de boneca. A cor contribuiu com o ar lúdico do cômodo que conta com janelas circulares e um espelho antigo em um cantinho personalizado para maquiagem. | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
O revestimento marmorizado do piso e o teto colorido de laranja transmitem ao projeto uma irreverência ímpar. O laranja confere ao banheiro um caráter personalizado e eleva a energia do cômodo, provando que é possível inovar na decoração do cômodo adicionando um toque de cor! | Projeto: Spaço Interior (Foto: Kadu Lopes)
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br