Para uma boa foto, um bom cenário
Com a visibilidade cada vez maior das redes sociais, empresas, comércios e influencers estão apostando nos ambientes instagramáveis
Produzir uma boa imagem, seja ela foto ou vídeo, é peça fundamental para ganhar curtidas e aumentar o engajamento nas redes sociais. Seja em perfis pessoais, profissionais ou empresariais, saber posicionar e organizar os elementos como mobiliário e objetos de decoração, ter uma boa iluminação, além de escolher o ambiente ideal, são os principais pontos a serem considerados antes de dar aquele clique que irá bombar nas redes.
Segundo a arquiteta Kívia Costa, pensar um projeto comercial hoje sem levar em conta esse propósito é algo inadmissível. “Arquitetura hoje exerce um papel fundamental no marketing de um negócio. É ela que vai possibilitar a criação de ambientes instagramáveis, onde tudo é pensado para favorecer a imagem a ser publicada, assim como o conteúdo e, consequentemente, a divulgação espontânea nas redes sociais”.
Mas, afinal, o que é um ambiente instagramável? A arquiteta explica que se trata de um local decorado e interessante visualmente, proporcionando para as pessoas as condições necessárias para se fazer imagens bonitas para compartilhá-las nas redes sociais. “Na internet, a imagem vem antes do conteúdo. É com a foto que despertamos nas pessoas o desejo de clicar e consumir o que foi publicado, e ter um cenário pensado para isso é primordial. Neste caso, vale aquela máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Cores
Para arquiteta Graziela Costa, a preparação de um ambiente instagramável começa pela escolha dos tons. “Todas as cores, quando usadas de forma harmônica, tem o poder de valorizar o espaço. Tudo dependerá da intenção do projeto e da personalidade do usuário”.
Graziela explica que as cores vibrantes chamam a atenção por si só, o que exige cuidado quando aplicadas nas paredes, o que pode causar um desconforto visual. “Neste caso, o ideal é usar objetos decorativos e móveis mais minimalistas para conseguir um efeito mais harmônico nas fotos”.
Já as composições com tonalidades mais claras e neutras, elucida a arquiteta, proporcionam frescor e aconchego ao ambiente, e possibilitam uma maior variedade de combinações. “Neste contexto é possível ousar com uma paleta mais chamativa frente aos demais itens que compõem o espaço. Os tons de cinza, por exemplo, são neutros, sendo possível combiná-los com objetos de várias cores”.
A arquiteta Érika Steckelberg concorda. Para ela, outro elemento que ajuda a criar um ambiente perfeito para fotos e vídeos é o revestimento. “Uma parede de tijolinhos, por exemplo, traz um ar mais rústico, se destacando em qualquer ambiente, podendo combinar com uma decoração mais clean, apostando nas cores neutras como o branco e o cinza, ousando no concreto aparente e no cimento queimado. Com isso, uma foto atraente está garantida”.
Nada melhor que um local inovador e único para que as ideias fluam. Projeto da CLS para uma escola de Negócios (Foto: Divulgação)
Iluminação
Érika ressalta ainda que uma boa iluminação é fundamental para uma boa foto, por isso é preciso ter atenção redobrada nesse quesito. “Dentre as várias possibilidades, a que mais irá valorizar a imagem é a luz natural. Portanto, as imagens capturadas durante o dia ficarão mais bonitas em ambientes com grandes portas e janelas”.
Quando se trata de luz artificial, a dica é priorizar a iluminação mais quente, entre 2700k a 3000k, pois são mais confortáveis visualmente. “A iluminação também pode ser usada de maneira decorativa. Spots pontuais e fitas de LED podem compor o cenário de maneira criativa e funcional, auxiliando nos cliques durante a noite. Além disso, dá para brincar usando cores, desenhando formas geométricas, palavras ou frases divertidas nas paredes”.
Organização
Para um bom ambiente instagramável, organização também é fundamental, pois espaços desorganizados e com muitos objetos causam uma má impressão e acabam desagradando os seguidores. Portanto, é preciso deixar no local somente o que a ele pertence e o que for essencial à funcionalidade do trabalho proposto. “Escolha objetos bonitos para ficarem expostos nas mesas, aparadores, prateleiras ou até mesmo pendurados nas paredes. Quanto aos demais elementos, agrupe-os em cestos, nichos ou caixas que estejam alinhados com o estilo de decoração do espaço”, completa Kívia.
Think Tank:_laboratórios de ideias, projeto desenvolvido pela CLS Arquitetas Associadas para uma escola de Negócios (Foto: Divulgação)
Plantas
Apostar nas plantas, afirma Érika, é uma ótima pedida para produzir fotos de sucesso pois os tons verdes combinam perfeitamente com cores quentes. Dessa forma, misturar várias espécies, de tamanhos diferentes, em um mesmo ambiente, ou utilizar apenas um vaso exposto em algum mobiliário pode tornar tudo muito mais atraente. “É importante optar por vasos bonitos para que apareçam nos cliques. Afinal, cada detalhe faz toda a diferença”.
Graziela lembra ainda que, para criar um ambiente instragramável que realmente irá valorizar suas fotos e vídeos, garantindo as curtidas e comentários nas redes sociais, a ajuda de um arquiteto é fundamental. “Este profissional irá analisar a finalidade do ambiente e irá projetar a melhor solução de cor, iluminação e conceito, de olho em um ambiente muito atrativo e diferenciado para criar fotos maravilhosas para as redes sociais”.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!