00:00
21° | Nublado

O que considerar na vistoria pré-entrega de um imóvel - Parte II

No momento da vistoria, é fundamental abrir as torneiras para verificar o fluxo de água na cuba ou pia (Foto: Luis Gomes)

Publicado em 22/12/2020

Os últimos passos que antecedem a entrega das chaves de um imóvel são repletos de ansiedade e cheios de significados, principalmente para os moradores! Já para os incorporadores e ou construtores, é o momento de finalização de um processo extenso e complexo. Por isso, é necessária o máximo de atenção em todos os processos. Essa é a recomendação dos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, sócios do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Confira a Parte II da série "O que considerar na vistoria pré-entrega de um imóvel ":

HIDRÁULICA

Passando para a parte hidráulica, é hora de abrir as torneiras de todos os cômodos. Para isso, Érika aconselha deixar que o fluxo de água acumule um pouco na cuba (seja do banheiro, da cozinha) e também do tanque instalado na área de serviço. “O objetivo é verificar se o fluxo de água nas torneiras está a contento, se o escoamento de água está contínuo e se não existe nenhum tipo de vazamento nos sifões”, esclarece a arquiteta.

Ao liberar o volume acumulado, a presença de bolhas e água parada são indicadores de possíveis entupimentos no sistema de esgoto hidráulico. Por último – e não menos importante –, o acionamento da descarga permite verificar o funcionamento do dispositivo, bem como se não há demora, além do normal, para o reabastecimento da caixa acoplada. “Também fique de olho em possíveis manchas na parte inferior dos registros, que podem acusar problemas de instalação ou na peça. E cada ralo deve ser testado com um balde cheio de água”, complementa Erika.

Fique ligado (a), que na próxima terça-feira, 29, tem mais dicas da série "O que considerar na vistoria pré-entrega de um imóvel".

Para conferir a Parte I da série, CLIQUE AQUI.

 

Da redação