Móveis orgânicos: design e arquitetura em sincronicidade
Mobiliário é tendência para quem busca estilo e singularidade nos ambientes
A arquitetura de interiores vive um momento de retorno ao natural, mergulhando em peças e artifícios que retomam os materiais em sua essência, as cores mais fortes e as formas orgânicas como protagonistas do décor. Nesse contexto, os móveis orgânicos figuram nos projetos daqueles que procuram soluções composições ousadas e movimento no décor.
Uma das características mais recorrentes que definem uma peça como orgânica dizem respeito à sua forma curva ou arredondada, constituindo um contorno natural e não linear. Através de desenhos fluidos e que colocam conceitos como “reto” e “simetria” de lado, o design arrojado e inovador dos mobiliários orgânicos conquistaram uma legião de admiradores, uma vez que são capazes de personalizar e criar cenários que brincam com o sofisticado e o vanguardista.
Para indicar as melhores composições e a sua aplicação na prática, selecionamos alguns projetos da arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior, que colocam as peças em evidência nos mais variados estilos de projeto.
No design clássico deste projeto executado por pela arquiteta Ana Rozenblit, o sofá curvo brilha com seu design vintage, destacando sofisticação, distinção e muito estilo ao living de pé-direito duplo. O móvel, com tecido aveludado e desenho curvo – um hit dos anos de 1950 que voltou com tudo –, é o protagonista do décor, se misturando de maneira harmoniosa com as demais peças do ambiente
Sofás: os queridinhos do design orgânico
Um dos móveis mais requisitados são os sofás! Com seu design curvo e ondulado, as peças conquistaram admiradores e exaltam um arranjo diversificado, já que com as ondulações da peça é possível criar texturas e trabalhar com a volumetria. “Com um sofá curvo, o layout acontece a partir do mobiliário selecionado”, explica Ana.
O formato orgânico do sofá em tom verde-musgo foi a base para a essência sofisticada dessa sala de estar realizada pela arquiteta Ana Rozenblit. Complementando o protagonismo da peça, o suporte para xícaras e utensílios do carrinho de chá, no canto esquerdo, também possui design orgânico e nos remete aos relógios derretidos na obra A persistência da memória, de Salvador Dalí, concebendo um cenário artístico e de vanguarda com o quadro na parede da direita e os espelhos com moldura (Foto: Kadu Lopes)
Neste projeto moderno e descontraído executado por Ana Rozenblit, os móveis com cores fortes brilham na arquitetura dessa sala de estar integrada e com paredes revestidas de madeira. As poltronas com design arredondado, brincam – além das formas – com as cores, mesclando o azul-marinho com o vermelho-goiaba (Foto: Kadu Lopes)
Também homenageando o design da década de 1950, o sofá orgânico e cinza combina com o restante da sala de estar, que segue a paleta acinzentada e propõe um viés contemporâneo ao ambiente. As cores mais fortes, presentes nos outros cômodos do apartamento, fazem parte da proposta exaltada por Ana Rozenblit (Foto: Kadu Lopes)
Design orgânico e os demais itens de decoração
Os tapetes se tornam ainda mais charmosos quando apresentam design orgânico, com formas e desenhos inusitados e artísticos. Nesse projeto de living, a peça eleita por Ana Rozenblit se mesclou ao sofá, também com formas curvas, e trouxe para o apartamento um espaço criativo e aconchegante, onde o mobiliário acrescenta camadas de apreciação ao décor (Foto: Julia Herman)
As poltronas são outro tipo de mobiliário certeiro para quem procura investir ou acrescentar algum móvel com design orgânico em casa! Nesse projeto da arquiteta Ana Rozenblit, não só a poltrona ganhou um afunilamento curvo para o encosto, como a luminária, posicionada ao lado da poltrona, possui estrutura arredondada, resultando em uma composição artística para o ambiente (Foto: Kadu Lopes)
Na varanda, a chaise ondulada é um grande exemplo de mobiliário orgânico, impondo, além de muito charme e sofisticação, praticidade: as curvas do móvel se adequam a curvatura corporal, favorecendo o descanso com a elevação das pernas e um bom encosto para as costas | Projeto Spaço Interior (Foto: Julia Herman)
Um living com móveis orgânicos em destaque
Ao longo dos 150m² que compreendem o apartamento localizado em São Paulo, os móveis orgânicos trouxeram personalidade e irreverência – além de muito charme e conforto, no projeto assinado pela arquiteta Ana Rozenblit! Confira:
Na varanda integrada com a sala de estar, um balanço suspenso, estilo Bubble Chair, foi instalado próxima da janela e do jardim vertical, criando um recanto de descompressão em plena cidade grande. Em tom de magenta – que é a cor do ano de 2023, segundo a Pantone –, garante uma vista privilegiada da cidade e dialoga em um compõe um cromático com as poltronas amarelas da sala de estar (Foto: Julia Herman)
As poltronas não possuem acabamentos retos e quadrados, possuindo um afunilamento orgânico em seu encosto. O charme – além da cor amarelo-areia –, está no móvel possuir exatamente esse desenho orgânico que quebra os traçados retos do tapete escolhido, dando um movimento na decoração escolhida para o estar (Foto: Julia Herman)
Já para a antessala, uma poltrona redonda deu continuidade ao projeto com mobiliários orgânicos (Foto: Julia Herman)
A antessala recebe uma poltrona redonda com a base mais ovalada. O ambiente revela uma essência aconchegante e uma ambiência de galeria de arte (Foto: Julia Herman)
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br