00:00
21° | Nublado

Marco histórico
Edição da CASACOR SC é realizada no Cidade Milano e junto ao recém-restaurado casarão histórico onde morou o ex-governador Hercílio Luz

Construído no século 19, o palacete em estilo eclético estava prestes a desabar antes de ter sido adquirido pela Incorporadora Milano, que se encarregou do completo restauro (Foto: Mariana Boro)

Publicado em 01/10/2019

Em 2019, a CASACOR/SC conecta-se à memória da Capital ao sediar a mostra de Florianópolis junto ao histórico casarão onde viveu o ex-governador Hercílio Luz (1860 – 1924), na Avenida Mauro Ramos. Os 40 ambientes assinados por 70 profissionais ocupam parte do mall Pátio Milano, localizado dentro do novo empreendimento Cidade Milano e também parte do imóvel recém-restaurado. O palacete em estilo eclético foi construído no século 19 e estava prestes a desabar antes de ter sido adquirido pela Incorporadora Milano, que se encarregou do completo restauro. Devolvido à cidade completamente restaurado, o palacete abre portas para visitação em primeira mão aos visitantes da mostra. A arquiteta Eduarda Tonietto assina o projeto que resgata a história da edificação em paralelo ao contato com a história do político.

O casarão foi construído em 1848 e pertenceu ao catarinense Hercílio Luz. O ex-governador morou no local até a sua morte, em 1924. Na época, a região ficava fora do perímetro urbano e a casa ficava dentro de uma chácara. O imóvel foi tombado pelo Estado como patrimônio histórico em março de 2002, mas ficou décadas abandonado.

O projeto de restauração começou há três anos e foi assumido pela Milano Incorporadora, responsável também pelo empreendimento erguido ao lado. A arquiteta Lílian Mendonça assina o projeto de restauro e o engenheiro Ângelo Buratto a execução. A completa reestruturação envolveu 30 profissionais qualificados e dedicados a promover o resgate inclusive de detalhes que adornam o palacete, marcante pelos elementos art nouveau e art déco.

Dois períodos construtivos

Escavações promovidas no subsolo revelaram a presença de dois períodos construtivos diferentes. No primeiro deles, arcos romanos em tijolos foram adotados como base de sustentação. Posteriormente, a escolha por pedras argamassadas e paredes com mais de 80 centímetros de espessura fizeram as bases necessárias para se edificar um segundo pavimento, feito pelas mãos do próprio Hercílio Luz, que era engenheiro.

No total, são 825 metros quadrados de área construída, um pé direito de 4,5 metros e portas de 3 metros de altura. Uma varanda em belvedere se projeta sobre o jardim e é adornada com ladrilhos hidráulicos semelhantes aos observados na calçada do Palácio Cruz e Sousa, antiga sede do governo e que foi reformada na época em que Hercílio Luz era governador.  No processo de restauro, uma valiosa descoberta artística foi feita: um afresco à secco encontrado no subsolo.

Um convite imperdível

Após a mostra, a Casa Hercílio Luz ficará aberta para visitação gratuita mediante agendamento prévio e servirá para abrigar eventos diversos ao integrar um complexo com essa finalidade dentro do empreendimento Cidade Milano. A CASACOR SC, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas segue aberta ao público até o dia 27 de outubro.  “Este ano a experiência em Florianópolis está completa. Além dos ambientes projetados pelos principais nomes da cena catarinense e opções gastronômicas que já fazem parte do mall Pátio Milano, o evento é um convite a conhecer um pouco da história da cidade, já que a Casa Hercílio Luz também está no circuito”, diz a diretora da mostra, Francis Bernardo.

Da redação