00:00
21° | Nublado

Lounge interativo convida o público a sonhar com a arquitetura
Ambientação une aço, concreto, arte e design autoral em experiência interativa

Lounge interativo convida o público a sonhar com a arquitetura
Com uma releitura contemporânea da icônica peça Zettel'z 5, o lustre central do ambiente homenageia o designer alemão Ingo Maurer e convida o público a participar da narrativa por meio de bilhetes manuscritos. (Foto: Divulgação)

Publicado em 09/07/2025

Com o tema “Semear sonhos”, a CASACOR 2025, maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, terá uma edição inédita em Itapema (SC), cidade que figura entre os metros quadrados mais valorizados do Brasil. A mostra será realizada até o dia 10 de agosto no Villa Maiorca, empreendimento da Gandin Construtora, que também assina um dos ambientes mais esperados do evento: um lounge que mistura sensorialidade, memória afetiva e elementos da própria história da empresa.

Projetado pelas designers Marice Gandin e Giulia Bogo, em sua primeira parceria criativa, o espaço traz uma leitura autoral da trajetória da construtora, combinando elementos decorativos inspirados no universo da construção civil com soluções contemporâneas de design. Entre os destaques está uma estante em serralheria (metalon), que evoca os aços utilizados nas estruturas, e uma mesa com base em concreto e tampo em madeira, referência ao concreto presente nos canteiros. Alguns itens decorativos,  retirados diretamente das obras, complementam a ambientação. Além de uma maquete de quatro metros de altura do próprio Villa Maiorca. Fotografias antigas e uma linha do tempo interativa conectam o passado, o presente e o futuro da marca.

Na entrada do ambiente, um lustre com estrutura metálica de cerca de 1,8 metros de altura propõe uma homenagem ao designer alemão Ingo Maurer por meio de uma releitura contemporânea da icônica peça Zettel’z 5. A instalação convida os visitantes a deixarem bilhetes manuscritos, compondo uma narrativa coletiva ao longo dos dias de exposição. “Criamos um espaço que vai além da estética. Cada papel pendurado no lustre transforma o público em parte viva dessa experiência, resgatando memórias e emoções”, afirma Marice Gandin, que também é  sócia da construtora. 

Giulia Bogo, formada em Design pelo Istituto Marangoni, em Milão, destaca que o projeto representa um ponto de encontro entre gerações e visões complementares. “Foi um privilégio assinar esse projeto ao lado da Marice. Nosso objetivo foi criar um ambiente que dialoga com a trajetória da Gandin, mas que também aponta para o que ainda está por vir. O lustre materializa sonhos já vividos e se impõe como um convite silencioso à criação de novas memórias”, explica.

Com 160 metros de altura, 46 pavimentos e 72 apartamentos, o Villa Maiorca é um dos projetos mais emblemáticos da Gandin Construtora. Com entrega prevista para 2027, o arranha-céu soma mais de 26 mil metros quadrados de área construída, fachada pastilhada e área de lazer com 1.800 m², incluindo duas piscinas aquecidas com diferentes posições solares. Ao sediar a CASACOR SC | Itapema 2025, o empreendimento reforça o protagonismo da construtora no cenário imobiliário catarinense e amplia o diálogo entre arquitetura e experiência. 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI