Iluminação na Praça 'O Futuro é Ancestral' evidencia as belezas do jardim
Através do uso de luzes e elementos simbólicos, o projeto convida a repensar a relação com o mundo natural e o futuro que estamos criando
Uma ampla área de 500 metros quadrados foi transformada em um belo e exuberante jardim pelas mãos da equipe da arquiteta e paisagista Ana Trevisan, do escritório Espaços Vivos. Chamada de "Praça O Futuro é Ancestral", a profissional se debruçou no livro de mesmo nome escrito pela liderança indígena Ailton Krenak com o objetivo de transmitir conhecimento aos visitantes da CASACOR/SC em Florianópolis, e ao mesmo tempo, evidenciar a relação que os povos originários mantém com a natureza.
Quando a noite cai, o trabalho dos lighting designers Veridiana Scalco, Elisa Beck e Gustavo Truppel, do escritório Janela Lab – Daylight + Lighting Design, entra em cena. A equipe desenhou e distribuiu cuidadosamente os pontos de luz pelo ambiente, de forma a valorizar toda a composição.
"A escolha por trabalhar um ambiente com luzes pontuais é uma ideia que busca remontar a vida antes da luz elétrica. Bem como respeitar e dialogar com o lugar da noite e da escuridão, elementos tão importantes para a natureza e seus ciclos. Por outro lado, trabalhar com a Fita led neon fez com que a luz sutil se espalhasse pelas bordas do projeto, integrando os espaços e abraçando quem passa — como uma boa Praça deve ser", explica Veridiana.
Para cada escolha, uma simbologia entrelaçada ao tema do espaço. A importância das árvores foi valorizada com uma iluminação contemporânea de baixo para cima por meio do espeto Daya - fornecido pela Nordecor - que também faz memória às luzes das fogueiras. O mesmo ocorre, ainda, com os vagalumes, representados em delicados espetos Kewe espalhados por entre a vegetação ressaltando as flores vermelhas.
No Jardim da Cura, os spots Gair sublinham o beiral. As mesmas peças também destacam as fontes da Vaso&Cor localizadas na entrada coberta. Já as fontes na parte descoberta receberam fitas neon em suas bordas. Contudo, segundo a profissional, os maiores destaques do projeto ficam por conta das luzes da entrada e a iluminação da “árvore-mãe” da praça.
"As luzes vermelhas utilizadas fazem alusão às queimadas que cada dia mais devastam o lugar que temos para viver, em uma composição de cores que anula o verde da vegetação, marcando o impacto humano sobre a natureza e nos convidando a repensar, como sociedade, sobre o futuro que estamos construindo. Porém, como um passo de esperança, a iluminação de entrada — feita com luminárias de efeito Auster — compõe um grafismo de luz tecnológica que direciona o público a um novo futuro, um Futuro que é Ancestral", destaca.
A CASACOR/SC-Florianópolis segue em cartaz no D/Season Residence Club até 24 de novembro.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI