00:00
21° | Nublado

Exposição inédita será apresentada na Casacor/SC em Itapema
Arquiteta Joziane Pavinato traz uma questão importante sobre o envelhecer com autonomia

As características do trabalho da arquiteta é usar esse conhecimento em produto, interiores, arquitetura e ergonomia (Crédito da foto: Joziane Pavinato)***CLIQUE PARA AMPLIAR A FOTO

Publicado em 29/05/2024

Longevidade é tema que marca a estreia da arquiteta Joziane Pavinato nesta edição da CASACOR/SC - Itapema, que logo abre as portas no novo empreendimento da RDO, o Residencial Boulevard Royal. Também formada em design de produtos, especialista em interiores e ergonomia, a profissional à frente do Studio Criativo com sede em Joinville quer provocar uma reflexão a partir do seu ambiente chamado "Loft da Logenvidade". 

"Queremos refletir sobre como vivemos no presente e como nosso meio reflete no nosso futuro. Que sensações queremos ter ao adentrar nosso lar e onde queremos envelhecer? O luxo pode ser simples, não precisa soar alto. Ele pode estar atrelado a qualidade técnica e estética dos espaços, mas sem perder o conforto visual que um ambiente leve nos traz", conceitua a proposta do espaço.

 

A exposição irá apresentar conceitos da arquiteta joinvilense que traz em seus trabalhos (Crédito da foto: Joziane Pavinato)

 

Na direção contrária ao maximalismo, a arquiteta selecionou materiais, texturas e cores de forma a garantir a atemporalidade dos ambientes, aliadas ao estudo que projeta casas para pessoas que querem envelhecer nos seus próprios lares. "Precisamos pensar em espaços funcionais, acessíveis e que garantam não somente conforto e facilidades no dia-a-dia, mas segurança a médio e longo prazo", destaca. 

Cada vez mais cresce o interesse pelo tema longevidade e a autonomia que pessoas acima dos 65 anos desejam conquistar para viver com qualidade e independência. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas maduras no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Ainda dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas dos idosos ocorrem dentro de casa. Em pessoas acima dos 80 anos, a prevalência é ainda mais alta e a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior. 

O Loft da Longevidade pretende abrir um espaço de debate e de conhecimento sobre como a arquitetura e o design de interiores podem ajudar a viver com qualidade. Além de desmistificar mitos sobre o envelhecer. O ambiente faz parte do roteiro de 28 ambientes da CASACOR/SC - Itapema, que entra em cartaz no Residencial Boulevard Royal de 30 de junho a 11 de agosto.

 

Arquiteta Joziane Pavinato assina a exposição "Loft da Longevidade" na CASACOR/SC (Crédito da foto: Kacio Lira)

 

Da redação

Fonte: CASACOR SC

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045