ESG na decoração: como aplicar esse conceito?
Materiais descartados ganham nova vida em móveis criativos e sustentáveis
Nos dias atuais, o tema ESG - sigla em inglês para os pilares ambiental, corporativo e social - torna-se cada vez mais indispensável, tendo como pressuposto para a questão ambiental diminuir o impacto dos resíduos nos recursos naturais, diminuindo a demanda para extração de novos recursos do meio ambiente.
Por isso, para construir uma empresa preocupada com o ambiente, com a sociedade e com seus processos internos, é preciso investir na conscientização da reciclagem e reaproveitamento de materiais, além de inspirar indivíduos e comunidades em todo o mundo a adotar práticas sustentáveis em direção a um futuro mais verde.
De acordo com a sócia-proprietária do Arco da Velha Ateliê, Adele Fazioli, ‘O reaproveitamento de materiais é uma das principais formas de contribuir para a preservação do meio ambiente, e o restauro de móveis é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço’.
A ideia é dar um destino novo para materiais que, na maioria dos casos, seriam descartados, transformando-os em um caminho criativo para decorar os ambientes, com peças únicas e originais.
Os móveis reciclados são produzidos a partir de materiais reutilizados, como madeira de demolição e outros produtos, afirma Adele, que listou alguns benefícios dessa iniciativa:
Sustentabilidade e Consciência ambiental: a criação de móveis reciclados contribui para a redução do desperdício e da poluição ambiental, pois utiliza materiais que seriam descartados na natureza, portanto, é uma maneira de se preocupar com o meio ambiente e incentivar a sustentabilidade;
Criatividade e Originalidade: a criação de móveis reciclados permite a utilização da criatividade e imaginação na criação de peças únicas, trazendo um toque original e personalizado à decoração de ambientes.
Durabilidade: os móveis restaurados podem ser feitos a partir de materiais de qualidade e duráveis, garantindo a resistência e longa vida útil da peça.
A reutilização de móveis não é apenas uma questão estética, mas também ambiental sendo uma excelente opção para quem busca uma decoração consciente e diferenciada, principalmente agora que vivemos uma era que reconhece os perigos das mudanças climáticas e os impactos que ela representa para a existência humana.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI