00:00
21° | Nublado

Do mar para o design: Criações a partir de barcos abandonados
Criando beleza e funcionalidade a partir do reaproveitamento de materiais do mar

Poltrona San Diego reaproveita madeira e cordas náuticas. (Foto: Lucas Reitz)

Publicado em 13/11/2024

Do mar para um florido jardim. As peças criadas pelo artesão gaúcho Elias Lanzarini são produzidas a partir da sua relação com o mar no litoral catarinense. O profissional resgata os materiais das mesmas águas que admira, reaproveitando a madeira de barcos avariados - deixados pelos antigos proprietários à deriva - que teriam como destino o descarte. 

“Meu móvel é de barcos que muitas vezes vão para o lixo. Eu busco na madeira, nas cordas, ganchos, cabos, metais a minha matéria-prima. Não quero madeira certificada. Quero um móvel bonito, resistente, durável, bem acabado e sustentável”, comenta Elias.

Premiado na primeira edição do ELLE DECO International Design Awards, em 2023, com a peça Rainha do Mar - uma homenagem a Yemanjá - três criações do artista fornecidas pela Autoria Design, estão em exposição no Jardim Raízes. O projeto é do arquiteto e paisagista Rodrigo Gheller à frente do escritório Terraço Arquitetura da Paisagem, na CASACOR/SC-Florianópolis. 

Banco Casaria.

 

A poltrona San Diego, feita de materiais reutilizados de pesca convida ao contato e ao descanso em meio à natureza. Mais dois núcleos de estar compõem o espaço com a cadeira Carijó e o banco Casaria feitos por Elias a partir do mesmo processo sustentável. A mostra catarinense fica em cartaz no D/Season Residence Club até dia 24 de novembro, no bairro João Paulo, em Florianópolis. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI