00:00
21° | Nublado

Confira cinco curiosidades sobre o Lagom
Ambiente criado pela arquiteta Natália Xavier na CASACOR/SC

A profissional, que marca sua sétima participação na CASACOR/SC-Itapema, assina a garagem/estar projetada para expor o EX30, da marca sueca Volvo. (Fotos: Mariana Boro)

Publicado em 07/08/2024

As garagens não são mais como antigamente. A tendência mais recente em residências e empreendimentos é transformar esse espaço, até então utilizado apenas para abrigar os automóveis, num lugar de confraternização com amigos. A arquiteta Natália Xavier faz sua versão "Lagom" a convite da Dimas Volvo, na CASACOR/SC-Itapema. Aqui destacam-se cinco pontos do projeto, que une a estética escandinava à produção de mobiliário brasileiro.

 

O ponto de partida da composição do espaço é o conceito sueco "Lagom", que significa viver em equilíbrio. A cor que predomina no catálogo da Coral "Flocos de Gelo" ganha as paredes da garagem/estar proporcionando uma sensação de calmaria e leveza. A arquiteta preencheu os espaços com mobiliário nacional, móveis soltos que evidenciam a madeira como a escrivaninha Officer, do Home Office, assinada pelo designer Guilherme Wentz. 

 

Novidade no mercado de decoração, a linha Slack da Nova Luz Iluminação, é um sistema modular que transita entre a iluminação técnica e decorativa. Por meio de uma cinta magnética, a peça pode ser usada de diferentes formas, módulos e iluminação. No Lagom, as luminárias foram usadas para destacar a lareira, uma área mais intimista. A iluminação geral, em especial onde o carro está posicionado, prevalece a luz geral difusa e spots pontuais. 

 

 

Para referenciar a arquitetura brasileira na composição, a arquiteta trabalhou sutilmente as curvas modernistas na parede da sala de jantar, quebrando assim as linhas retas. Ainda, separa as áreas de convivência da garagem, uma parede sinuosa com lareira embutida. 

 

 

Com linguagem de mural, a artista Cássia Aresta propõe um jogo de composição com as suas obras (Coleção S/N). "Ao mesmo tempo que tem a linguagem para ser um mural, eu provoco o observador, no caso a arquiteta, a compor o total da obra com o olhar dela sobre o meu conceito de construção.  Gosto muito disto porque pode ser montado sempre de formas diferentes", comenta Cássia. A série de 58 telas no formato 29x20cm e oito telas de 40x20cm é feita em acrílica sobre tela. 

 

 

Para um lugar sem luz natural, as telas tensionadas garantem uma iluminação difusa. Como o caso da sala de jantar, marcada pelas formas esculturais da mesa U de Jacqueline Terpin, a estante Tito de Théo Egami e a poltrona Esfera projetada pelo designer Ricardo Fasanello. 

 

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045