Coluna Claudia Couto - Outubro/2019
Collab
Colaboração é a palavra do momento. Ouvimos muito este termo (abreviado mesmo) em diversas áreas: na moda, no design, na decoração, na arte... Mas, para melhor definir, seria: “com a participação de”. Mesclar conceitos, unir forças e processos criativos é o segredo de grandes collabs, pois assegura a autenticidade.
Na arquitetura podemos observar essa união entre escritórios, artistas plásticos, cada um com suas qualificações, realizando projetos cada vez mais complexos e completos. É uma forma moderna de promover negócios, repaginando marcas e produtos. Arquitetos e designers consagrados são convidados por grandes marcas para desenvolver produtos dando-lhes novas características. Um exemplo é a parceria - em 2013 - da Melissa (marca brasileira de calçados plásticos) com a arquiteta iraquiana- britânica (prêmio Pritzker da arquitetura), Zara Hadid, que criou um sapato que transcende a ideia de ser apenas um simples sapato ou um enfeite. Foi criada uma obra arquitetônica para os pés.
Grandes grifes como Chanel, Louis Vuitton, Nike, Moschino, Sephora, entre outras, atuam em collabs desenvolvendo novos resultados com significados estéticos e práticos. As parcerias parecem ser vantajosas para todos os envolvidos. As marcas oferecem novas opções de consumo e alcançam um universo maior e mais diversificado de consumidores. Para os designers, mais distribuição de marketing, desenvolvendo produtos de luxo com preços mais acessíveis. Enfim, todos ganham. E nós, consumidores, ganhamos mais design e bons conceitos aplicados no nosso dia a dia.
Fica a dica
Não é problema nenhum unir forças no seu negócio, pois isso só vai impulsionar e rejuvenescer seu escritório e seus projetos. União, colaboração... vamos em busca deste diferencial?
CASACOR SC Florianópolis
Quando a arquiteta Ana Luiza Tomasi, 29 anos, decidiu estrear na CASACOR SC, edição Florianópolis, quis, além de mostrar o projeto do quarto Unplugged, pensado para um jovem casal com uma rotina profissional acelerada, levantar um debate pertinente em tempos de excesso e exagero em redes sociais. “A inspiração surgiu por meio de uma reflexão pessoal sobre a necessidade que temos de provar, expor e parecermos perfeitos nas redes sociais. Muitas vezes, o expectador encara aquele conteúdo como verdade absoluta, esquecendo de trazer para sua realidade o que é essencial e o que faz sentido para sua vida”, disse ela. E não é que conseguiu? Com sua graça e leveza recebeu os visitantes da mostra explicando sua proposta clara e objetiva.
União de talentos
Duas profissionais bem referenciadas em suas áreas, Ana Trevisan (arquiteta e paisagista) e Mariana Pesca (arquiteta e light designer) unem-se em projetos cheios de estilo. Um belo exemplo é a casa noturna Área 52, empreendimento na SC-401, onde Mariana fez todo projeto arquitetônico e Ana desenvolveu o paisagismo numa pegada contemporânea e lúdica.
Collab de sucesso
A decoradora e empresária Karla Silva, buscando oferecer um melhor e mais completo espaço para suas clientes, selecionou várias marcas para participar de seu projeto audacioso e moderno. Sua BK, loja por anos estabelecida na Travessa Carreirão, foi para o casarão antigo da rua Victor Konder e, lá, além de suas tradicionais e renomadas marcas de roupas, uniu forças com outras grifes que poderiam agregar mais sonhos de consumo para o universo feminino. Sua BK Store surgiu numa proposta que já é tendência no mundo todo. Num único espaço suas clientes encontram desde roupas, joias, óculos, sapatos, papelaria, acessórios, flores, objetos de decoração, em um ambiente repleto de charme, onde também funciona seu escritório de decoração. Oferece, assim, uma experiência completa para sua seleta clientela.
Artefacto em Floripa
Em plena montagem no Square Corporate na SC-401, a loja Artefacto chega a Florianópolis neste final de outubro. Com a colaboração dos escritórios IRC Arquitetura e dos arquitetos Eduardo Bayeux e Gabriel Bordin para adequação de 15 “cenas” dentro do espaço da loja. Nestes espaços, as obras de fotografia de Patrícia Vieira estarão presentes, bem como algumas obras de arte de galerias de São Paulo. Adornos e paisagismo estarão integrados num conceito contemporâneo e primoroso, característicos da marca Artefacto, que com suas formas puras e exclusivas, compõem uma estética atemporal.