Adri Tiezzi lembra: 'Mídias sociais são para socializar'
MÍDIAS SOCIAIS SÃO PARA SOCIALIZAR
Com grandes mudanças acontecendo, será praticamente obrigatório se reinventar. Marcas e negócios dos mais diversos portes e segmentos têm feito um esforço gigantesco para se adaptarem aos novos tempos e, principalmente, aos novos hábitos. As expectativas dos consumidores nunca estiveram tão altas, e as empresas sentem-se cada vez mais pressionadas em encontrar a fórmula certa que traga equilíbrio entre autenticidade, criatividade e empatia.
As marcas também já entenderam que o marketing, geralmente o mais impactado em períodos de necessidade de "enxugar" o caixa, precisa seguir de forma mais estratégica e responsável. A hora é de focar na construção e consolidação das marcas e deixar claro ao consumidor que ela está lá do outro lado... esperando. E isso passa, antes de tudo, pela capacidade de compreensão do estado emocional do consumidor e pela forma como essa mensagem chega até ele.
A pandemia surpreendeu e impactou a todos, uns mais que outros. E um dos fenômenos que a crise nos trouxe foi a corrida acelerada, e muitas vezes atropelada, pela aproximação das marcas com o consumidor pelos meios digitais. As mídias sociais, por exemplo, tornaram-se um importante canal de comunicação e vendas entre marcas e consumidor. Mas é fundamental observarmos algumas questões para termos clientes que sejam captados e fidelizados nestes canais:
1) Comunique um propósito de valor, que torne seu negócio único, que seu cliente perceba e deseje. Lembre-se que não importa o que tem por dentro se o que tem por fora parece igual aos outros;
2) Comunique aquilo que sua marca "cuida", sua causa. Se você despertar o interesse da audiência, você terá oportunidade de dizer o que você vende.
3) Comunique conteúdos inteligentes e relevantes para atrair o público certo, gerar valor e despertar o interesse.
4) Evite a publicidade digital exagerada, seja persuasivo e não invasivo. Você pode até vender, mas terá mais sucesso a marca que conquistar seu público pela personalidade e pessoalidade em sua comunicação.
Portanto, descubra formas de se conectar e de socializar com sua audiência. Afinal, como o próprio nome diz, MÍDIAS SOCIAIS SÃO PARA SOCIALIZAR!
Texto de Gisella Simões
Prosa NCD
No dia 02 de junho, o Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) estreou um novo formato para o Prosa NCD do ano. O encontro virtual reunirá arquitetos e designers das seis regionais do NCD: Sul, Norte, Vale, Oeste, Floripa e Litoral para um intercâmbio sobre a rotina dos escritórios, empreendedorismo, gestão e criatividade entre os profissionais catarinenses.
O Prosa NCD 2020 traz o desafio de um estreitar as distâncias entre as regionais da entidade com um encontro on-line. Essa edição inovadora traz temas inspirados na atuação profissional em várias esferas, mas com a missão de refletir e aprofundar com sensibilidade e criatividade os rumos do mercado nesse momento tão desafiador. Os convidados vão conversar sobre adaptação, criatividade, propósito, gestão, ressignificação e conexão.
"O Prosa surgiu como um elo entre as seis regiões de Santa Catarina e trouxe, desde 2016, um lugar comum para a troca de informações. Em 2020 um novo formato surgiu com a pandemia e nos traz um desafio enorme de conectar pessoas e promover a interação de forma on-line, mas mantendo o compromisso de trazer relevância para todos os lojistas e profissionais que fazem parte da nossa cadeia. É certamente um enorme e gratificante desafio”, explica Roberta Dietrich, gerente executiva do NCD.
Arte e Arquitetura
Arquiteta e aquarelista, Camila Saavedra também comanda uma das ferramentas de comunicação mais atuantes em SC, o InstaBlog @arquiteturaemdestaque, e teve seu primeiro contato com as tintas em 1995, quando ingressou para o curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Santa Catarina. O reencontro se intensificou no último ano e hoje a arquiteta tem suas obras sendo comercializadas em todo o país, em galerias e em São Paulo, nas lojas Vermeil e Allez, ambas no charmosérrimo endereço do Décor, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Além de sua Collab com a marca Galeria La Insalata, lançada na última Abup, que levou sua arte também para lojas de alta decoração de mais 14 estados brasileiros.
Pela formação como arquiteta, sua sensibilidade e afinidade com o trabalho dos colegas é indiscutível, e suas obras hoje são especificadas também de forma exclusiva e extremamente pessoal, através de estudos da arte, e são pensadas para cada cliente. “Depois de 14 anos de escritório de arquitetura e há 6 trabalhando exclusivamente com comunicação, a arte neste momento vem resgatar o processo de criação, o traço e a realização de influenciar no dia a dia de pessoas e ambientes, através da Arte” conta Camila.