As 5 tendências de decoração
Com o prolongamento da pandemia e o isolamento social, as pessoas estão ficando cada vez mais tempo em casa. Com isso, muitos passaram a repensar sobre o interior dos seus lares e essas mudanças influenciaram até as tendências. Pensando nisso, a Vobi, plataforma de gestão e marketing para arquitetos e designers, separou as cinco principais tendências de decoração que devem nortear os próximos meses de 2021.
As cores do ano
Para este ano, a Pantone elegeu não apenas uma, mas duas cores tendência: a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray (um tom de cinza) e a PANTONE 13-0647 Illuminating (um tom de amarelo).
A Eucatex também escolheu o amarelo como uma das cores para 2021: o “Manteiga de Cacau 2696E”. Porém, diferentemente da Pantone, sua tonalidade é bem mais suave. O tom foi eleito após um estudo realizado pela consultoria de tendências Tendere.
Para a marca Coral, realizou-se um estudo pela ColourFutures - que mapeia as principais tendências globais e as transforma em paletas de cores - que chegou a escolha da cor “Pedra Esculpida”.
Assim como a Coral, seguindo uma linha neutra, a Sherwin-Williams apostou na cor “Bronze Conectado SW 7048” e a Lukscolor no tom “LKS 2032 Secret”.
Já a Suvinil, após um intenso estudo de tendências que levou em consideração diversas mudanças ocorridas em 2020, elegeu em um tom de rosa avioletado, denominado “Meia-Luz”, como uma de suas cores para 2021.
Espaços multifuncionais
Com a quarentena, as moradias tiveram rapidamente que se transformar em algo mais do que apenas casas. Tornando-se escolas, academias, escritórios, restaurantes e tudo isso praticamente da noite para o dia. Com isso, ter o seu próprio espaço pessoal dentro de casa voltou à moda. Arquitetos e designers prevêem uma maior demanda por privacidade e espaços multifuncionais.
Além disso, veremos um grande aumento na procura por divisórias de ambientes e as portas divisórias ficarão ainda mais populares, pois possibilitam a escolha de manter o mesmo cômodo aberto ou fechado, de acordo com a vontade do morador. Permitindo que os cômodos ofereçam múltiplas funções para uma variedade de atividades.
Automação
Foto: The Atlantic
A automação residencial é uma ótima forma de ganhar mais tempo no dia a dia, já que as tarefas rotineiras podem ser realizadas automaticamente. Através dela, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo, ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira, por exemplo. Tudo isso, ajuda as pessoas a terem mais tempo e usufruírem de maior bem-estar dentro de casa.
Iluminação neon
Fonte: Behance
A iluminação de neon, brilhante e colorida, responsável por criar climas diferentes nos ambientes, será a vibe de 2021. Ela pode ser aplicada de formas diversas: desde luminárias, fitas de LED até letreiros, assim criando uma atmosfera moderna e futurista ao compor a decoração de um espaço.
Estilo Japandi
O Japandi é uma tendência que tem feito sucesso ao misturar dois estilos: a elegância escandinava com o minimalismo japonês. O termo combina elementos de ambas as estéticas para criar uma decoração própria
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!