00:00
21° | Nublado

Arquitetos estreiam na CASACOR SC com homenagem ao Amazonas
O projeto reúne mobiliário e marcenaria de alto padrão com paisagismo amazônico, artesanato de comunidades ribeirinhas e obras de artistas locais

Nos 100m² que compõem o loft, a cartela de cores dominante inclui o marrom e o verde, da madeira e das florestas brasileiras. (Foto: Lio Simas)

Publicado em 03/07/2024

Inspirados em sua relação com o Amazonas, os arquitetos Carol Rabelo e Paulo Gervasi chegam à CASACOR Santa Catarina - Itapema 2024 homenageando esse pedaço tão importante do Brasil com a criação da Casa Origem. Até o dia 11 de agosto, no Boulevard Royal, os visitantes da maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas poderão conferir o resultado da trajetória dos profissionais aliado ao estilo tropical contemporâneo que imprime a personalidade da dupla.

“A Casa Origem fala do início do nosso escritório e desta parceria que já dura quase 10 anos. O projeto alinha o presente com a ancestralidade das nossas origens reunindo mobiliário e marcenaria de alto padrão com paisagismo amazônico, artesanato de comunidades ribeirinhas e obras de artistas locais”, definem os arquitetos que, depois do começo no Norte do país e uma passagem por Sergipe, onde seguem atuando, acabam de abrir uma sede do escritório Rabelo Gervasi Arquitetura em Porto Belo.

Nos 100m² que compõem o loft pensado por Carol e Paulo, a cartela de cores dominante inclui o marrom e o verde, da madeira e das florestas brasileiras, respectivamente, em contraponto com a tonalidade clara do linho cru. O ambiente é revestido quase em sua totalidade pelos painéis amadeirados Pau Ferro e Gramado, este um lançamento, assinados pela Sudati MDF.

Um dos pontos focais da Casa Origem é a imponente ilha da cozinha, desenhada exclusivamente pelo escritório com inspiração nos destaques da última Semana de Design de Milão, e executada em marcenaria revestida com quartzo Amazonic, pedra natural exótica brasileira, da R&A Pedras e Granitos.

Ao reverenciar a nossa própria origem, o projeto do loft - composto por cozinha, estar, jantar e suíte - é recheado de peças indígenas, fabricadas artesanalmente por muitas mãos, vindas de associações de diversas etnias, em uma parceria com a Proppósito Home sob a curadoria dos arquitetos. E fica na entrada do ambiente outro dos destaques, a obra Cunhã - O Futuro é Ancestral, feita especialmente para a mostra pela Associação dos Artesãos de Novo Airão (AM) com intervenção de grafite do artista Raiz Campos. Já na parede da cozinha, uma coletânea de imagens assinadas por fotógrafos como Jeferson Rodrigues, Luana Melissa Vieira e Giovane Mendonça, entre outros, apresenta a beleza da rotina de uma parte da região Norte.

Dentro dessa proposta nacionalista, o design brasileiro é representado por jovens profissionais do quilate de Lucas Takaoka, Luan del Savio, Bruno Faucz e Mauricio Bonfim. Criativos, os próprios Carol e Paulo ainda assinam a estante Trama, inspirada na trama das esteiras indígenas, e a luminária Rio, que lembra as curvas do Rio Amazonas cortando a floresta. Luminárias de Waldir Junior e a cama da Reveev também fazem parte da composição, assim como o mobiliário planejado executado pela Cyano Design. Com paisagismo assinado por Fernanda Dutra, a Casa Origem foi projetada com intenso planejamento sustentável: “O espaço teve uma construção 100% seca e todo o material utilizado será desmontado e reutilizado em obras das quais o escritório tem envolvimento. Nossa expectativa é de que 80% deste material seja reaproveitado”, finalizam os arquitetos. 

 

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045