00:00
21° | Nublado

Apartamentos 'studios' de alto padrão transformam mercado imobiliário
Com potencial de valorização de até 30%, imóveis de pequeno porte reúnem funcionalidade, conforto, mobilidade e liberdade

Apartamentos compactos ganham destaque como investimentos seguros e rentáveis. (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/11/2024

A crescente urbanização nas últimas décadas vem  moldando o mercado imobiliário no Brasil. Conforme apontado pela FipeZap, desde os anos 1980, regiões densamente povoadas têm impulsionado a criação de imóveis compactos em áreas valorizadas, como os apartamentos studios, que se consolidam como uma opção viável para quem busca um investimento seguro e rentável. Com um valor inicial mais acessível e um potencial de valorização de até 30% entre a compra na planta e a entrega, esses imóveis tornaram-se protagonistas no aumento acelerado dos preços, como indicado pelo índice de maio de 2024.

Nos últimos cinco anos, os apartamentos do tipo studio, com menos de 40 m² e sem divisões internas, registraram um crescimento expressivo nas principais cidades do país. Especialistas em investimentos imobiliários apontam a rentabilidade na locação como um dos maiores atrativos desses imóveis. “Com alta demanda para locações de curta temporada (short stay), os studios atendem a um público que valoriza conforto e praticidade no dia a dia, oferecendo serviços como limpeza, academia e estacionamento”, explica o diretor comercial da GT Building, Rodolfo Baggio.

Flexibilidade e rentabilidade

A flexibilidade é um dos principais fatores que tornam esse formato mais atraente para investidores. Esses espaços podem ser facilmente adaptados para aluguéis de longa, média ou curta duração, especialmente em plataformas como Airbnb e Booking. A escolha da localização é fundamental; áreas com boa infraestrutura, transporte público e serviços essenciais são determinantes para o sucesso do investimento.

O perfil dos moradores, predominantemente entre 29 e 49 anos, reflete um público que busca independência e praticidade, atraído por regiões centrais e nobres, como demonstra o levantamento da Brain Inteligência Estratégica sobre o perfil do investidor imobiliário.

“A manutenção simplificada de espaços menores não só reduz os custos com o imóvel, como também agiliza as tarefas domésticas. Eventuais reformas tendem a ser mais econômicas e, com aluguéis mais acessíveis, os studios apresentam alta rotatividade no mercado”, afirma Rodolfo.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI