00:00
21° | Nublado

A sofisticação atemporal do Quiet Luxury
Costa Azul Clube Residencial e Fragata Residencial são dois exemplos de projetos da construtora que levam esse conceito

Quiet Luxury ganha espaço no mercado imobiliário e redefine o conceito de luxo. Na foto, Fragata Residencial. (Foto: Divulgação)

Publicado em 05/03/2025

O termo Quiet Luxury, ou "Luxo Silencioso", tem ganhado destaque no mundo do luxo, representando uma mudança de paradigma na forma como as pessoas percebem e consomem produtos e serviços de alto padrão. Trata-se de um conceito que valoriza a discrição, a qualidade, a exclusividade e a atemporalidade, em vez da ostentação e da extravagância.

O Quiet Luxury surgiu como uma resposta à crescente valorização da individualidade e da busca por experiências autênticas e significativas. Segundo relatório da Coldwell Banker Global Luxury, uma das maiores redes imobiliárias do mundo, publicada no segundo semestre de 2024, essa tendência está sendo cada vez mais demandada. Em vez de exibir riqueza e status por meio de logotipos chamativos e designs extravagantes, o conceito se concentra em detalhes sutis, como a qualidade dos materiais, o acabamento impecável, o design atemporal e o serviço personalizado.

Esse conceito se reflete em diversos setores, como moda, design de interiores, gastronomia e, mais recentemente, no mercado imobiliário. A plataforma de inspirações Pinterest aponta que os termos “quiet luxury aesthetic” e “quiet luxury" subiram 400% e 700%, respectivamente, na busca entre maio e junho do ano passado. 

No lugar de mansões extravagantes e apartamentos luxuosos, o Quiet Luxury no mercado imobiliário se traduz em empreendimentos que oferecem privacidade, exclusividade, conforto, tecnologia de ponta e integração com a natureza. “De forma mais técnica, esse novo conceito se utiliza de materiais como madeira maciça, pedras naturais e metais nobres para compor o design e a decoração”, comenta Daniela de Abreu Passoni, arquiteta da WKoerich. “Na arquitetura: jardins, terraços e vistas panorâmicas fazem parte da tendência, assim como a ventilação e iluminação natural. Por isso é importante a amplitude das esquadrias em edifícios que pretendem fazer parte do luxo silencioso”. 

Quiet Luxury na WKoerich

A WKoerich, renomada construtora catarinense com um diverso portfólio de empreendimentos em Florianópolis e São José, incluindo o Beiramar Shopping e o K-Platz, personifica o conceito de Quiet Luxury em seus projetos. A empresa se dedica a oferecer empreendimentos que se distinguem pela qualidade, sofisticação e personalização, atendendo aos clientes mais exigentes.

“Essa busca por condomínios sem decorações exageradas, mas com um design mais sofisticado e sutil fez com que pensássemos nossos projetos dentro do Quiet Luxury, principalmente nos mais recentes”, explica Sabrina Petermann, gerente de marketing. “E para agregar ainda mais valor a esses empreendimentos, colocamos uma série de áreas comuns e de lazer, pensando sempre no bem-estar e qualidade de vida dos moradores”. 

O Costa Azul Clube Residencial e o Fragata Residencial são exemplos emblemáticos de como a construtora aplica esse conceito em seus empreendimentos. Ambos os projetos se destacam pela arquitetura contemporânea, que integra o verde e a luz natural aos espaços, criando ambientes amplos, confortáveis e acolhedores.

 

Nova tendência prioriza qualidade, conforto e elegância discreta. Na foto, Costa Azul Residencial. 

 

Os empreendimentos oferecem uma gama de serviços e comodidades que facilitam o dia a dia dos moradores, como Home Market, Delivery Hub, espaços de coworking e áreas de lazer completas. Os apartamentos são adaptados para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes, com diversas opções de plantas. Além disso, eles  incorporam práticas sustentáveis, como a captação de água da chuva e projetos de paisagismo que valorizam a flora nativa, e se localizam em lugares estratégicos, próximos a pontos e serviços essenciais.

Os empreendimentos da WKoerich dialogam com o momento do novo viver, em que os consumidores estão cada vez mais conectados com o propósito das marcas e buscam empreendimentos que complementam suas necessidades. O Quiet Luxury se alinha a essa tendência, oferecendo um estilo de vida sofisticado e discreto, que valoriza a qualidade, a exclusividade e o bem-estar.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI