00:00
21° | Nublado

Legado do arquiteto e cenógrafo Sylvio Mantovani é tema de conversa
Um dos mais relevantes nomes da arquitetura catarinense e nacional ganha homenagem no evento ARQ ART Design, promovido pelo NCD Regional Floripa, no dia 04 de outubro, nas lojas Artefacto, Morada Eco e Scuderia

'Cenários de Arquitetos' destaca a vida e obra do renomado arquiteto e cenógrafo Sylvio Mantovani, promovendo uma semana de eventos em Florianópolis de 01 a 04 de outubro. (Foto: Abreu Jr)

Publicado em 02/10/2024

Desde o dia 01 de outubro, o Núcleo Catarinense de Decoração Regional Floripa movimenta a cidade com uma semana repleta de eventos. As lojas Artefacto, Morada Eco e Scuderia Romana recebem o evento “Cenários de Arquitetos”, uma exposição virtual sobre a vida e obra do arquiteto e cenógrafo Sylvio Mantovani. Nesta sexta-feira, 04 de outubro, às 17h, ocorre uma conversa sobre a contribuição do profissional para as áreas da arquitetura e arte.

O gaúcho morou há quase três décadas em Florianópolis e partiu precocemente há mais de 10 anos, deixando um importante legado na área de arquitetura e nos palcos da cidade. Ele foi responsável pela montagem cenográfica de óperas e grupos teatrais. 

"Sylvio tinha um olhar coerente, que refletia sobre a verdade da  arquitetura, acreditava em formas puras em materiais naturais. Seu pai era marceneiro, descendente de italiano e desde pequeno seu olhar foi treinado para os detalhes. Sua arquitetura foi influenciada  também por sua cidade de origem (Erechim), seus telhados eram expressivos conversando com a tipologia construtiva da imigração italiana no Brasil", recorda o arquiteto Abreu Júnior, que junto com o arquiteto Marcos Carioni e a atriz, diretora teatral  Sulanger Bavaresco vão compartilhar as experiências vividas com o homenageado.

Segundo Abreu, o trabalho manual do pai influenciou a produção de Mantovani como cenógrafo em obras apresentadas em Florianópolis, mas que poderiam estar em qualquer palco do mundo. Com o amigo e talentoso Isnard Azevedo, eles forjaram o grupo Dromedário Loquaz, além da parceria com outras companhias importantes como o Grupo Cena 11 e diversas óperas.

O legado de Sylvio Mantovani, que moldou a cena cultural de Florianópolis com suas montagens cenográficas, é celebrado em uma exposição que revela a essência de sua obra e sua influência na arquitetura.

 

"Nesta edição celebrativa aos 25 anos de fundação do NCD Floripa, trazemos assuntos e histórias de pessoas que construíram a identidade da cidade, nos inspiraram e que merecem valorização e reconhecimento. De 01 a 04 de outubro, as pessoas podem visitar as instalações artísticas que revelam os feitos de Mantovani, fechando com a conversa com os três convidados para o talk", comenta Tatiana Fingerhut, diretora do NCD Floripa à frente da Morada Eco. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI