00:00
21° | Nublado

Voluntários estão sendo recrutados para coleta de resíduos da praia de Jurerê

Atividade será nesta quinta-feira, 16, das 8h às 10h, em parceria com a Eco Brasil e aberta à participação do público. O lixo será transformado em matéria-prima para novos produtos (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 14/03/2023

Nesta quinta-feira, 16, acontece a 1ª Ação de Educação Ambiental, com coleta de resíduos, no balneário de Jurerê, em Florianópolis. A participação é aberta ao público em geral, de todas as idades (inclusive crianças). O ponto de encontro será na praia, em frente ao hotel IL Campanario Villaggio Resort, das 8h às 10h.

A atividade visa ajudar com a melhoria da qualidade do balneário e, especialmente, da qualidade da água, fundamental para a vida marinha. A ação também acontece em atendimento ao chamado da ONU, por meio do 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Grupo Habitasul é signatário do Movimento ODS SC e RS e, neste caso, propõe ações dentro das metas do ODS 14 – Vida na Água. A iniciativa é do Grupo Habitasul, em parceria com a Eco Brasil.

“A biodiversidade marinha vem sofrendo muito com os resíduos que são descartados na areia e chegam até o mar. Milhares de animais morrem devido à ingestão de canudos, tampinhas de garrafa, pequenos plásticos, entre outros produtos. Isso está acontecendo em nossas praias”, alerta a coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira.

A ECO Brasilvai além de coletar os resíduos. Transforma lixo em matéria-prima para desenvolver novos produtos, gerando assim emprego e renda para os cooperados da ONG. Para Jurerê, o retorno serão lixeiras, que ficarão dispostas para o público descartar tampinhas e microlixo, que poderão ser transformados em novos mobiliários, como lixeiras e bancos.

Reajuste do salário mínimo regional entra em tramitação

Salete explica que, durante a pandemia, foram retiradas mais de três toneladas de resíduos da área de vegetação de Jurerê. Materiais que não tiveram a destinação correta por parte dos seus usuários e deixaram de ser encaminhados para cooperativas e de retornar ao processo produtivo, impactando significativamente na qualidade da praia, da vegetação e principalmente dos animais que vivem nesse ecossistema.

“Um dos nossos propósitos é cuidar ativamente da sustentabilidade de nossas praias. Essa ação é simbólica, mas fundamental para sensibilizar cada vez mais pessoas da importância de zelar por este espaço público e destinar os seus resíduos de maneira adequada”, completa. Além de conscientizar a comunidade de Jurerê, a iniciativa do Grupo Habitasul também se ampliará futuramente para ações de conscientização dos turistas, contando com o apoio dos próprios moradores. 

Lembrando que um dos principais motivos da poluição dos mares é o descarte de plástico nas praias e também em rios que desaguam no mar. O agravante é que se trata de um produto que leva 450 anos para se decompor e causa impactos irreversíveis à biodiversidade marinha.

Serviço:

1ª Ação de Educação Ambiental

Dia: 16/3 (quinta-feira)

Horário: 8h às 10h

Local: na praia de Jurerê, na altura do hotel IL Campanario Villaggio Resort

Quem pode participar: público em geral, inclusive crianças

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br