00:00
21° | Nublado

Vinte três trabalhos de professores são selecionados para o Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis

Coeb será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro no Centro de Eventos da UFSC - Foto: Divulgação

Publicado em 18/01/2020
A Secretaria Municipal de Educação da Capital divulgou os 23 trabalhos de professores selecionados para a apresentação no 9º Congresso de Educação Básica, o Coeb 2020.
 
No maior evento de educação da Grande Florianópolis, além de palestras e conferências, são apresentadas práticas desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino (RME) nas unidades educativas e também pesquisas que ocorreram nos estabelecimentos de ensino do município, por profissionais da educação da RME ou de outras redes de ensino em seus mestrados e doutorados.
 
Os trabalhos estão divididos “Comunicação Oral de Pesquisa” e “Relatos de Experiência”. Nessas há três eixos: política e gestão, currículo e práticas pedagógicas e formação inicial ou continuada.
 
O Congresso, que será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, tem como tema central a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”, buscando direcionar o olhar para as formas como são constituídos os processos de ensino e aprendizagem e de gestão nos espaços educativos com vistas a uma educação pública de qualidade social. 
 
Confira os selecionados
 
Na modalidade de Comunicação Oral de Pesquisa
 
•Jaqueline Maria Coelho Maciel - Praticas de letramento na educação infantil: Elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas 
 
•Zoleima Pompeo Rodrigues - A inserção na relação educativo-pedagógica na educação infantil 
 
•Lurdete Castelan Novicki - O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de criança para o ofício de aluno 
 
•Cintia Cardoso - Branquitude na educação infantil: Um estudo sobre a educação étnico-Raciais em uma unidade educativa no município de Florianópolis/SC  
 
•Jaymini Pravinchandra Shah - O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes visuais 
 
•Elaine Cristina Pamplona Seiffert - Experiências educacionais inclusivas compartilhadas 
 
•karine Jouline Martins - Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola
 
•Camila da Silva Santana - Juventudes negras pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil 
 
•Elisangela Melnik Trombetta - O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’” 
 
•Daniela Guse Weber - Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições á prática pedagógica de Professores que ensinam matemática nas classes de alfabetização
 
Na modalidade Relato de Experiência
 
•Eder Sumariva Rodrigues - Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro em sala de aula - da concepção a apresentação teatral, da tradição a contemporaneidade
 
•Stefany Julia Pazin Dias - Pensando a Educação Infantil como espaço de criação de vínculos e memórias para infância
 
•Melize Neves de Melo Daniel - Escola do Futuro – Inovações da Prática Docente 
 
•Marcia Bressan Carminati e Fernanda Biazin Esteves Petrucio - Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar
 
•Carla Peres Souza - Vivências na Educação matemática em um projeto de educação Integral no Anos Finais do Ensino Fundamental
 
•Barbara Luiza Ludvig Rodrigues - A docência compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógicas 
 
•Vívian de Camargo Coronato e Gabriela Albanás - Reciclando sonhos: catadores (as) de materiais recicláveis como sujeito da EJA
 
•Deise Muller e Fabíola dal Bianco P. Barbas - A transição da Educação Infantil do grupo G6 para o 1° do Ensino Fundamental
 
•Ana Carolina Rodrigues Herreira e Elton Francisco - Olhares da EJA: História, Geografia e encantos da ilha
 
•Charles Caubi Brandão e Claudia de Almeida Tem Caten - Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo
 
•Nataliê Andiara - Os encontros de grêmios estudantis das escolas municipais de Florianópolis: processo de formação continuada exercício de cidadania
 
•Marina Mariah Scariot e Rubia Eneida Holtz - Bairro Educador, o início de uma jornada: construção colaborativa de uma cidade educadora
 
•Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques Maia - Ressignificando a Prática Pedagógica do 1° ano com o olhar atento na transição de educação Infantil
 
Da Redação