00:00
21° | Nublado

Venda de gás natural em SC tem crescimento em janeiro

Foto: Divulgação / Arquivo / Aresc

Publicado em 08/02/2021

A média diária de vendas de Gás Natural em Santa Catarina em janeiro deste ano foi de 2.060.245 metros cúbicos, valor 4,7% superior ao mesmo período em 2020. O crescimento se deve a ampliação do fornecimento do insumo. É o que indicam os dados da SCGÁS.

Para atender a demanda de clientes e garantir o fornecimento de Gás Natural para novas regiões do estado, a concessionária mantém contato com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A. 

A SCGÁS destaca que uma das possibilidades para ampliar o fornecimento devido aos crescentes volumes demandados é a abertura do mercado, que irá diversificar os suprimentos. Entre as alternativas possibilitadas por essa abertura está o GNL (Gás Natural Liquefeito), vindo por países vizinhos ou pela Baía Babitonga, em São Francisco do Sul. A ampliação da concorrência pode levar a oferta de preços mais competitivos.

Como prevenção, enquanto concessionária pública de distribuição de gás natural em Santa Catarina, a SCGÁS realizou chamamento público para receber propostas de suprimento adicional e recebeu seis propostas. Segundo informações da concessionária, o resultado da chamada deve sair em fevereiro e a previsão é para que o contrato inicie no segundo semestre. A empresa já realizou uma chamada pública coordenada no ano passado em parceria com as distribuidoras do Sul e a GasBrasiliano e lançará ainda neste ano uma nova chamada pública coordenada.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!