Veleiro ECO estará aberto à visitação na Semana do Meio Ambiente da UFSC
O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, será uma das atrações da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina. Atracado no Docas da Ribeira, em Biguaçu, a embarcação estará aberta no dia 06 de junho para visitação de estudantes de escolas da Grande Florianópolis. Os professores interessados devem agendar a visita pelo email contato@veleiro.eco.br.
Durante a visita, os alunos irão conhecer de perto as características do veleiro, passear pelo interior da embarcação onde estão instalações como cozinha, alojamentos e banheiros, além de aprender como serão realizadas as pesquisas no veleiro. Um verdadeiro mergulho pela embarcação que é pioneira e única no Brasil.
O Veleiro
Totalmente desenvolvido por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, o Veleiro ECO é o primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil. Trata-se de um laboratório marinho onde são embarcados pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para a realização de expedições científicas, tecnológicas, ambientais e sociais. A grande vantagem deste Veleiro é a realização de pesquisas e iniciativas oceanográficas de baixo custo.
Com 60 pés, o equivalente a 20m de comprimento e 5,3m de largura, possui casco de alumínio soldado com quilha retrátil, o que permite a navegação com segurança tanto em águas rasas, como estuários e mangues, quanto em águas profundas. Permite a acomodação de oito pesquisadores e dois tripulantes em travessia, e um total de 20 pesquisadores em navegação costeira sem pernoite.
A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas a bordo com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.
A missão do Veleiro ECO é pesquisar, monitorar e proteger a vida dos ecossistemas marinhos, desenvolvendo ciência e tecnologia do mar, promovendo a divulgação e educação acerca de sua importância para as futuras gerações.