Vacinação na fronteira: 10 mil doses contra Covid-19 são aplicadas em 4 dias
Em apenas quatro dias, os dez municípios catarinenses que fazem fronteira com a Argentina e receberam doses extras para vacinar toda a população com 18 anos ou mais, aplicaram 9.911 doses da vacina contra a Covid-19. Esse quantitativo corresponde a 40% das doses enviadas para a vacinação em massa dessa população.
A recomendação de antecipar a vacinação nestes municípios veio do Ministério da Saúde (MS) e será realizada em todos os estados que fazem fronteira com Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela. Para isso, o MS enviou a Santa Catarina 24.459 doses da vacina contra a Covid-19, número suficiente para vacinar toda a população com 18 anos ou mais, ainda não vacinada, destes dez municípios.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, ressaltou que essa ação vai proteger a saúde da população catarinense, tendo em vista que esses dez municípios possuem alto fluxo de circulação de pessoas pela fronteira e há uma possibilidade de disseminação de novas variantes do coronavírus. “Com toda a população adulta vacinada, conseguiremos evitar que, caso essas pessoas sejam expostas ao vírus, evoluam para formas graves e, até mesmo, venham a óbito”, explicou.
Da redação