00:00
21° | Nublado

Universidade Gratuita muda futuro da Saúde em SC

Universidade Gratuita muda futuro da Saúde em SC
Santa Catarina aposta em bolsas integrais para formar mais profissionais da Saúde e garantir retorno à população.(Foto: Marco Fávero /SECOM)

Publicado em 06/08/2025

Santa Catarina aposta no fortalecimento do setor da Saúde por meio do programa Universidade Gratuita, que garante bolsas integrais para estudantes em instituições fundacionais do estado. A iniciativa, que atende cursos considerados estratégicos, já beneficiou cerca de 50 mil acadêmicos desde a criação e, até 2026, deve ultrapassar 70 mil contemplados, com um investimento superior a R$ 1,2 bilhão.

Somente em 2024, foram 28.328 alunos atendidos na área da Saúde, distribuídos entre os cursos de psicologia, medicina e enfermagem. Atualmente, 9.466 estudantes cursam psicologia, outros 9.433 estão matriculados em medicina e 9.429 em enfermagem.

O benefício cobre as mensalidades até a conclusão da graduação, mas exige contrapartida: após a formatura, os bolsistas devem prestar serviços à população por até 480 horas, prazo que pode ser cumprido em dois anos. A quantidade de horas varia conforme o tempo em que o estudante participou do programa.

A iniciativa é voltada para instituições comunitárias sem fins lucrativos, com tradição no ensino superior catarinense. Ao todo, 14 universidades estão cadastradas no programa, distribuídas por todas as regiões do estado. Para concorrer à bolsa, é necessário acompanhar os cronogramas de inscrição e atender aos critérios estabelecidos para garantir o benefício integral.

Mais do que abrir portas para quem sonha com um diploma, o Universidade Gratuita é considerado uma ferramenta estratégica para reduzir a carência de profissionais em áreas essenciais. Ao associar formação acadêmica com retorno social, o programa busca garantir mão de obra qualificada e ampliar o acesso da população a serviços de saúde nos próximos anos.

 

Leia também:

- SC se prepara para possível neve no fim de semana
 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI