Universidade Gratuita e Fumdesc abrem nova rodada de benefícios
 
		
		
		
		Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com apoio financeiro do Governo de Santa Catarina têm até o dia 17 de julho, às 19h, para se inscrever nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. As inscrições começaram nesta segunda-feira (7) e contemplam vagas para o segundo semestre de 2025.
A inscrição deve ser feita em duas etapas: primeiro, o estudante precisa cadastrar-se no sistema e entregar os documentos comprobatórios à instituição universitária, que fará a análise e validação dos dados. Já a fase de conferência das informações ocorre entre 18 e 31 de julho, com a possibilidade de correções entre os dias 29 e 31, também até as 19h.
Após a homologação do benefício pela instituição, os candidatos contemplados receberão um e-mail com orientações para assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). A assinatura dos recibos só acontece depois que a Secretaria de Estado da Educação (SED) confirmar o CAFE. O não cumprimento dessas etapas pode resultar na perda do benefício.
Tecnologia reforça a segurança dos dados
Para ampliar a transparência e prevenir irregularidades, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou uma nova ferramenta de verificação que permite identificar inconsistências nos dados dos candidatos em menos de 24 horas. A tecnologia, criada pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, será utilizada pela SED já nesta etapa do programa.
A solução cruza bancos de dados e aplica critérios técnicos para indicar possíveis falhas no preenchimento das informações. As suspeitas levantadas são posteriormente verificadas pelas equipes da Secretaria. Segundo o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, o novo recurso representa “um salto de qualidade no controle preventivo” e busca garantir que apenas quem realmente cumpre os critérios receba o apoio.
Impacto crescente na educação catarinense
Desde sua criação, os programas Universidade Gratuita e Fumdesc já beneficiaram mais de 50 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas de Santa Catarina. Desses, 82% vêm de escolas públicas estaduais, e 85% conciliam os estudos com o trabalho. A renda média dos contemplados gira em torno de R$ 2.256,40 no Universidade Gratuita e R$ 2.022,78 no Fumdesc.
A meta é atingir 70 mil estudantes até 2026. Hoje, 54% dos alunos das universidades comunitárias e 32% das instituições privadas já estudam com apoio dos programas. A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que essa é “a maior política educacional da história de Santa Catarina”.
Facilidade e mais previsibilidade
Entre as novidades desta etapa está a criação de um simulador online do Índice de Carência (IC), que permite aos candidatos verificar, de forma antecipada, se têm perfil para concorrer ao benefício. Os editais também passaram a ser lançados com maior antecedência, e o calendário de inscrições, renovações e concessões foi ajustado para acontecer antes do início das aulas.
Os interessados devem consultar os sites oficiais dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc para conferir os critérios, cronograma completo e orientações detalhadas sobre a participação no processo seletivo.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

