Últimos dias para conferir projeto Papel-mundo
Na próxima sexta-feira (18) encerra a primeira edição do projeto Papel-mundo, que envolve atividades lúdicas e de criação literária para crianças. Desde o lançamento, no dia 3 deste mês, mais de mil crianças já participaram na iniciativa, realizada gratuitamente no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que também é o patrocinador.
Papel-mundo abrange a edição de três livros infantis editados a partir da contação de histórias, exposição com as ilustrações dos títulos e atividades de criação literária.
Cada livro traz a história de um autor, todas recontadas por Gilka Girardello, professora da UFSC, doutora em Comunicação, escritora e contadora de histórias, e ilustrado por um artista específico. São eles:
“O sonho mais roxo de Maria Rosa” – Texto criado a partir de um sonho da estudante Maria Rosa Schultz e Silva, conta a história de um hipopótamo roxo que se alimentava de panos. As ilustrações são do artista plástico Maurício Muniz, que transita por diferentes mídias como pintura, ilustração, escultura, artes gráficas, vídeo e cinema.
“O menino que consertou a lua” – A história original é uma memória de infância do documentarista e diretor Iur Gomez, que resgata uma outra, contada pela mãe dele, que tem origem na chegada do homem à lua. As ilustrações são do artista plástico Fernando Lindote, premiado nacionalmente e que também atua em suportes diferentes como pintura, escultura e instalações.
“Margarida quer ser pata” – Traz em cena a avó Fernanda Franzoni, que conta histórias para ensinar a neta Bibi, de três anos, a ouvir ao invés de só falar. Chargista, ilustrador e jornalista, Frank Maia assina as ilustrações.
Ao final, cada criança leva para casa exemplares dos livros e também um em branco, para criar e contar sua própria história.
SERVIÇO
O quê: Projeto Papel-mundo, com atividades lúdicas e de criação literária para crianças.
Quando: Até sexta-feira, 18/10, das 9 às 19h.
Onde: Espaço Cultural Governador Celso Ramos, térreo da agência BRDE Florianópolis, av. Hercílio Luz, 617, Centro.
Quanto: Gratuito.
Da Redação