UFSC, Instituto Lixo Zero e CDISC se unem para promover a semana do lixo zero em Florianópolis
A Semana promove em Florianópolis o conceito Lixo Zero, que consiste no máximo de aproveitamento dos dejetos, por meio da reciclagem e do encaminhamento correto dos resíduos orgânicos. A iniciativa do instituto Lixo Zero (ILZB) iniciou os trabalhos no dia 20 e segue até o dia 29 em Florianópolis com o apoio da UFSC e do Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDISC). A Semana conta com oficinas, palestras e coletas seletivas. Além da capital, outras 12 cidades do Brasil participam das ações.
O ILZB é uma organização sem fins lucrativos com sede em Florianópolis, que faz parte do Zero Waste International Alliance, movimento que dissemina o conceito de lixo zero pelo mundo. Repensar, reutilizar, reduzir e reciclar são os lemas do instituto que desde 2010 opera no Brasil e que tem como um dos principais eventos a Semana Lixo Zero. Em 2014, 22 mil pessoas participaram das palestras, oficinas e bancos de coleta. Neste ano,o CDISC mobilizou sua rede de instituições parceiras para sediarem os eventos. A programação pode ser acessada neste link: http://semanalixozero.com.br/floripa/
A iniciativa conta também com pontos de coleta espalhados pela cidade onde é possível depositar óleo usado, esponjas, tubos de pasta de dente e lixo eletrônico. “A preocupação do CDISC com o encaminhamento correto para o lixo eletrônico é constante. Durante todo o ano disponibilizamos pontos de coleta e damos o encaminhamento correto para os dejetos”, reforça Cleusa Regina Kreusch, coordenadora pedagógica do CDISC.
Em Florianópolis outras empresas já se conscientizaram e adicionaram em suas soluções funcionalidades que permitem a redução de lixo. Um exemplo é a MobLee , empresa que desenvolve soluções tecnológicas de ponta a ponta para feiras e eventos corporativos.
No total, já auxiliou mais de 600 encontros na América Latina, Europa e Ásia a substituírem os panfletos e cartazes por informações em aplicativos dos eventos. Adotando a tecnologia, encontros de médio e grande porte conseguem diminuir a taxa de papel descartado para 23% do lixo que pode ser reciclado.
SERVIÇO
O que: Semana do Lixo Zero
Local: Em vários pontos de Florianópolis
Programação: Segue até o dia 29/10. Confira todas as ações em: http://semanalixozero.com.br/floripa/