Transporte marítimo vai à audiência pública
Uma audiência pública para apresentar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Transporte Público Aquaviário de Passageiros na Grande Florianópolis foi agendada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O evento será no dia 12 de dezembro, às 10h, no Teatro Pedro Ivo, na Capital.
A audiência pública é um dos últimos passos que antecedem a licitação para a concessão modal. Passada essa etapa e a consulta pública, o processo seguirá para a análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). A próxima fase é a licitação.
Atrações culturais são destaques neste fim de semana
O estudo apontou viabilidade para duas rotas, com tarifas de, no máximo, R$ 6,50:
. De Barreiros ao Centro de Florianópolis - trajeto com 28 minutos de duração
. Da Beira-Mar de São José ao Centro de Florianópolis - trajeto com 27 minutos de duração
Para a maior parte dos passageiros, o tempo da viagem será reduzido, em relação ao trajeto realizado por terra. Estão previstas travessias diárias de 15 em 15 minutos, entre as 5h e a meia-noite, em barcas com capacidade para 140 passageiros.
Melhorias
A empresa que vencer a licitação deverá construir três terminais de passageiros, com estrutura moderna, píer flutuante, rampa de embarque, espaços comerciais, praça de alimentação, estacionamentos e integração com o modal rodoviário. Em Florianópolis, por exemplo, a estação aquaviária ficará ao lado do CentroSul e contará com acesso ao TICEN por meio de passarela. Em contrapartida, o Estado aporta R$ 259 milhões, pagos à empresa ao longo de quatro anos.
"Este é um grande passo para melhorar a mobilidade na Grande Florianópolis, um projeto há muito tempo aguardado. Vale frisar que essa é uma das etapas que antecede o edital de licitação, não estamos lançando a licitação neste momento, e sim, todos os documentos que serão para a audiência e a consulta pública. Posteriormente, haverá a análise do Tribunal de Contas do Estado, assim como em todos os projetos de PPI que estão avançando em Santa Catarina", enfatiza a secretária adjunta da Fazenda (SEF), Michele Roncalio.
Cultura negra é apresentada de forma lúdica para crianças
"Não é à toa que o transporte maritmo seja pauta há 40 anos na Grande Florianópolis, onde mais da metade dos seus 1 milhão de habitantes vivem na Ilha de Santa Catarina, com o perdão da redundância, cercada de mar. Por isso essa foi uma das nossas prioridades na Infraestrutura. É inacreditável que as únicas ligações com o continente sejam rodoviárias: três pontes por onde passam 170 mil veículos diariamente, sendo 75% das viagens motivados pelo trabalho", destaca o titular da pasta, tenente-coronel Thiago Vieira.
Histórico do Estudo de Viabilidade
O caminho para a concessão do Transporte Público Aquaviário Intermunicipal de Passageiros começou em 2020, quando a SIE firmou parceria com o BID para estudar a viabilidade do modal. Foram mapeadas cinco possíveis rotas. A audiência pública vai apresentar um estudo posterior, ainda mais aprofundado, realizado posteriormente pelo Grupo de Consultores, consórcio formado por seis empresas (liderado pela Moysés & Pires Sociedade de Advogados), vencedora da PMI. Todo este material serviu como base para a elaboração das minutas do edital, contrato etc.
Saiba mais:
Audiência Pública para apresentar o estudo de concessão do Transporte Público Aquaviário Intermunicipal de Passageiros
Data e horário: dia 12 de dezembro, 10h
Local: Teatro Pedro Ivo, na Capital
Consulta Pública: Os documentos que envolvem o estudo e a concessão, assim como as minutas de edital e contrato, ficarão disponíveis entre os dias 8 de dezembro e 23 de janeiro no site https://especial.sc.gov.br/ppi/pmi-transporte-aquaviario-de-florianopolis/
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI