00:00
21° | Nublado

Tecnologia de ponta em SC revoluciona a segurança

Santa Catarina testa o uso de câmeras de reconhecimento facial para melhorar a segurança e monitorar eventos públicos. (Foto: Divulgação/PMSC)

Publicado em 24/02/2025

Santa Catarina avançou no fortalecimento da segurança pública com o início de um estudo de viabilidade técnica para a instalação de câmeras de reconhecimento facial. A iniciativa visa ampliar a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança, utilizando a mais recente tecnologia disponível. O estudo inicial está sendo conduzido em Florianópolis, com a expectativa de que o sistema seja posteriormente expandido para outras áreas do estado, consolidando Santa Catarina como um modelo nacional na aplicação de inovações tecnológicas no setor.

O novo sistema contará com câmeras de segurança posicionadas em locais estratégicos da cidade e estará integrado a uma plataforma capaz de acessar dados validados pelo Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Com essa integração, será possível identificar indivíduos com mandados de prisão em aberto, o que permitirá uma resposta mais ágil da polícia e maior eficiência no combate à criminalidade. Além disso, a tecnologia ajudará na prevenção de incidentes durante grandes eventos.

O sistema será operado pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, localizado no Centro de Florianópolis, e estará em funcionamento até o fim das comemorações de carnaval. A ação é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Justiça e Reintegração Social e Guarda Municipal de Florianópolis. Além de reforçar a segurança preventiva, a tecnologia também poderá ser utilizada na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de suspeitos.

“O principal objetivo é integrar as Forças de Segurança estaduais e municipais para garantir um carnaval seguro e sem incidentes. O monitoramento e reconhecimento facial ocorrerão nos pontos principais dos eventos”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

O sistema já demonstrou sua eficácia no primeiro grande evento do Carnaval 2025. Na tarde de sexta-feira, 21, durante a abertura do bloco Berbigão do Boca no Largo da Alfândega, em Florianópolis, uma identificação feita pelas câmeras do sistema levou à prisão de um homem com mandado de prisão ativo. A abordagem foi rápida e segura, com o suspeito sendo conduzido para os procedimentos legais.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI