00:00
21° | Nublado

Confira dicas para não ter medo da conta de luz

Calma! Especialistas ensinam como refrescar a casa sem depender do ar condicionado - Foto: Pixabay

Publicado em 30/12/2019

O verão começa oficialmente no próximo dia 22 de dezembro. Que tal preparar a sua casa para não sofrer com o calor excessivo? Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar o calor sem aumentar a conta de luz.

Segundo Pedro Pugliese, ambientes bem ventilados podem ajudar a  amenizar os efeitos do Sol. “Portas e janelas amplas permitem que o ambiente fique mais ventilado o que ajuda a diminuir a necessidade do ar-condicionado. Outro truque é o uso de persianas. Elas vão ajudar a reter o calor e assim também ajudam a diminuir o uso do ar condicionado.  Substituir as lâmpadas incandescentes, que produzem mais calor, por modelos fluorescentes ou de LED – são mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo”, orienta.

As plantas também podem compor os ambientes e ajudar a aumentar a umidade do ar. Para a paisagista Rayra Lira, usar vegetação pode ajudar a baixar a temperatura, barra a entrada do Sol, absorver o calor e dar sombra:

“Quem mora em casa pode optar por jardins verticais ou tetos verdes. Plantar árvores no quintal ou até mesmo muros de plantas. Mas para quem mora em apartamento as melhores opções são distribuir vasos com plantas pela casa, montar uma área verde na varanda ou usar  plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio. Plantas que gostam de muita luz: orquídea, fícus, ráfis, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena”, explica a paisagista.

As cores também fazem diferença na hora de tornar o ambiente mais fresco. Para a arquiteta Leticia Monteiro não existe a necessidade de reformas, com mudanças simples é possível tornar a casa mais arejada:

“Pintar os cômodos com cores mais claras, substituir tapetes peludos e de cores escuras por peças de fio curto e tons pastel. Cobrir o sofá com tecido pesado, como veludo e camurça, com capas produzidas com panos leves, como algodão e linho. O mesmo pode ser feito com as almofadas. Em dias quentes, tire cobertores, tapetes, almofadas, abajures, bichinhos de pelúcia, artigos de madeira e procure espalhar mais espelhos e vasos pela casa”, aconselha a especialista.

Ambientes mais cleans e com mais espaços disponíveis também ajudam na circulação do ar e podem ser usados para amenizar os efeitos do verão.  De acordo com Darlene Manhente, móveis planejados otimizam os espaços, evitam o excesso de objetos e facilitam a circulação do ar.

“Outras dicas para que o ar circule é optar por uma cozinha americana, onde a parede é substituía por uma bancada. O conceito aberto com cores neutras traz amplitude”, complementa.

Da Redação